Degusta Portugal – a nova coluna de vinhos de Carlos Cabral e do Consulado Geral de Portugal

O Consulado Geral de Portugal tem a honra de apresentar uma nova chancela: Degusta Portugal – uma coluna de opinião da autoria de Carlos Cabral.

Numa altura em que o mercado brasileiro reconhece a excelência dos vinhos portugueses, e os eventos de divulgação destes se multiplicam um pouco por todo o país, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo resolveu voltar a inovar e dar um novo tipo de contributo para a promoção do néctar português – ou melhor, dos néctares, porque Portugal é o país do mundo com mais uvas distintas: cerca de 250 exemplares de cepas.

Todos os meses será apresentada no nosso site um novo contributo de Carlos Cabral para dar a conhecer ao público o melhor que Portugal tem para oferecer em termos de vinhos. Mas não falaremos apenas de vinho. Serão abordadas a história do vinho e das vinhas portuguesas, a cultura das zonas vinícolas, as associações e pessoas que marcaram esta indústria e as que hoje carregam o legado de uma das mais antigas e tradicionais áreas de atividade portuguesas.

Venha daí! Venha degustar Portugal!

Carlos Ernesto Cabral de Mello é um dos maiores especialistas brasileiros em vinho, dedicando-se ao tema desde 1969.

Consultor de vinhos do Grupo Pão de Açúcar, autor de vários livros ligados ao vinho, com destaque para “Presença do Vinho no Brasil – Um pouco de história” e o conhecido “Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto” tem-se revelado um grande defensor dos vinhos portugueses.

Carlos Cabral começou por se interessar pelo mundo do vinho em 1969, com um Vinho do Porto oferecido pelo seu sogro, paixão que acabou por dominar a sua vida de tal forma que o afastou do ramo de saúde onde laborava profissionalmente. Onze anos mais tarde, em 1980, fundou aquela que viria a ser a primeira confraria de vinhos brasileira, a Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV), muito antes de as confrarias de vinhos começarem a proliferar ajudando a desenvolver o gosto, conhecimento e interesse pelo mundo do vinho no mercado de vinhos brasileiro.

No seu gosto pela divulgação de vinhos, o autor desta coluna desenvolveu uma forte presença digital – que continua agora nesta parceria – tendo canais no Facebook e no Youtube. Saiba mais em

www.facebook.com/programacabraldosvinhos/

www.youtube.com/user/cabraldosvinhos

Clique nos links abaixo para ver cada uma das dissertações preparadas por Carlos Cabral:

OUTRA JOIA DA COROA DE PORTUGAL (Outubro/2017)

VINHO DO PORTO HISTÓRIA, TRADIÇÃO, E MODERNIDADE (Setembro/2017)

O VINHO PORTUGUÊS REASSUME SUA IMPORTÂNCIA (Agosto/2017)

A REGIÃO DO TEJO SE RENOVA (Julho/2017)

PORQUE DEGUSTAR VINHOS DE PORTUGAL? (Junho/2017)