1º Consulado Móvel Português de Presidente Prudente lançado com sucesso

Cônsul-Geral também assina protocolo de cooperação com Acipp

São Paulo, 23 de outubro de 2014 – O Consulado Geral de Portugal em São Paulo lançou ontem (22), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp), a mais recente Permanência Consular portuguesa no estado de São Paulo. O projeto, uma espécie de Consulado móvel, trata de todos os serviços consulares como Cartão do Cidadão, Passaporte, Recenseamento Eleitoral e Registro Civil, entre outros, levando-os para próximo das pessoas.

Os atendimentos, agendados previamente pelo site do Consulado, atingiram as expectativas, mostrando que o projeto dá resposta às necessidades das comunidades mais distantes da capital paulista.

Além da inauguração da permanência consular na cidade, o Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, assinou um protocolo de cooperação com a Acipp, com o objetivo de enquadrar as permanências em Presidente Prudente e definir um plano de colaboração entre empresários e empresas dos dois países.

A agenda contou ainda com uma visita à Santa Casa da Misericórdia, onde o Cônsul-Geral se encontrou com o Provedor e restante diretoria e terminou com um importante encontro com empresários e líderes empresariais, entre eles a União das Entidades de Presidente Prudente e Região.

O Cônsul-Geral foi acompanhado, nesta visita, pela Diretora Geral da Câmara Portuguesa de Comércio de São Paulo, Daniela Guiomar.

Sobre as Permanências Consulares

Dentro da jurisdição do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, que inclui o Estado de Mato Grosso do Sul, a 1ª Permanência Consular foi lançada em Araraquara (SP) em setembro de 2012. Depois a unidade móvel tem circulado por varias outras cidades do estado: como Campinas, Marília, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru ou Campo Grande (Mato Grosso do Sul). Atualmente, as permanências acontecem de forma rotativa, durante o ano, nas cidades citadas.