2º Aniversário do regime ARI


Investimento ao abrigo do ARI atinge mil milhões de euros

Cumpriram-se, no dia 8 de Outubro, dois anos sobre a entrada em vigor do regime especial de Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI). É feito um balanço muito positivo deste instrumento desenhado para captar Investimento Direto Estrangeiro, como o comprovam o valor total do investimento realizado em Portugal, o número de autorizações concedidas e as mais de 45 nacionalidades estrangeiras que investiram no País.

Até à data, foram atribuídos 1649 títulos ARI, correspondentes a um montante de investimento que atingiu os mil milhões de euros. O investimento total cifra-se em €1.002.043.601,43, dos quais €906.493.435,75 a aquisição de bens imóveis. Do total de ARI concedidas, 83 ocorreram por via da transferência de capitais, três pela criação de, pelo menos, dez postos de trabalho, e 1563 pela aquisição de bens imóveis. Os principais investidores são provenientes da China, Brasil, Rússia, África do Sul, Líbano, Angola e Moçambique.

Para além do efeito relevante na dinamização da atividade económica, em particular no sector do imobiliário e da construção civil, o regime especial de Autorização de Residência para Atividade de Investimento tem igualmente contribuído para o aumento da receita fiscal, bem como para a manutenção e criação de postos de trabalho.