4 anos de permanências consulares: uma revolução no serviço público

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo iniciou o seu programa de Permanências Consulares em Setembro de 2012, em Araraquara.

O projeto visa atender portugueses e luso-descendentes que vivem e trabalham nas regiões mais distantes dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, diminuindo distâncias e os custos de viagem. A Permanência Consular, uma espécie de Consulado móvel, efetua todos os serviços consulares, como Cartão de Cidadão, Passaporte, Recenseamento Eleitoral, Registo Civil, entre outros.

O novo regime de Permanências tem vindo a ser alargado a um número crescente de postos da rede consular portuguesa em todo o mundo, dando assim resposta, com reconhecido sucesso, às necessidades de uma comunidade portuguesa cada vez mais móvel e diversificada.

Desde o início do programa, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo já realizou 103 Permanências Consulares, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e atendeu mais de 3.400 utentes, tendo executado mais de 21.000 atos consulares.

No primeiro semestre de 2016, o Brasil foi o primeiro colocado mundial em número de atos praticados nas Permanências Consulares, deixando a grande distância a França e o Reino Unido (segundo e terceiro lugares, respectivamente), sendo o Consulado Geral de Portugal em São Paulo o responsável por mais de 50% desse resultado. Até ao momento, já atendemos este ano mais de 800 utentes, em 25 permanecias consulares, realizando mais de 5.200 atos.

Prometemos continuar a melhorar!

O calendário das próximas Permanências Consulares já está disponível e pode ser consultado em http://consuladoportugalsp.org.br/permanencias-consulares/.