Visita do Secretário de Estado da Internacionalização a São Paulo

Nos passados dias 15 a 17 de Maio o Secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Eurico Brilhante Dias, deslocou-se ao Estado de São Paulo para uma visita oficial.

No primeiro dia de visita, o governante participou no seminário “Oportunidades de Investimento em Portugal”, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) – o segundo evento daquela instituição dedicado a Portugal em menos de uma semana. Isso não impediu uma grande adesão do público, com mais de duas centenas de pessoas demonstrando  a atratividade que Portugal apresenta atualmente no Brasil.

No dia 16, a agenda contou com um café da manhã na Câmara Portuguesa de Comércio de São Paulo, perante mais uma audiência bem representativa. Na ocasião, O Secretário de Estado apresentou as mais-valias do investimento em Portugal.

No final desse encontro, teve lugar uma visita de cortesia ao Governador de São Paulo, Márcio França, no Palácio dos Bandeirantes, que contou com a presença da Invest São Paulo e de Cleide Bochixio, Secretária-adjunta de Educação do Estado de São Paulo. Entre os temas abordados: a dinamização dos investimentos e das relações culturais entre Portugal e o Estado de São Paulo e a futura Escola Portuguesa de São Paulo.

No dia 17, o Secretário de Estado deslocou-se a São José dos Campos, às instalações da Embraer, onde foi recebido pela direção da empresa brasileira, com quem reuniu antes de realizar uma visita ao local e às suas operações. Na parte da tarde, teve lugar um seminário na CIESP de São José dos Campos sobre oportunidade de investimento em Portugal, direcionado para empresas do setor aeronáutico.

Ao longo dos três dias de visita, o Secretário de Estado manteve ainda um vasto número de encontros bilaterais com empresários brasileiros que pretendem investir em Portugal e com empresários portugueses e luso-brasileiros que já operam no mercado paulista.