AVISOS

NOTICIAS IMPORTANTES

Portugal lança 255 simplificações nos serviços públicos

Foi anunciado um programa com 255 simplificações dos mais variados serviços públicos,com a meta de diminuir burocracia, custos e tempo de espera.

Clique aqui para saber mais

Mantenha seus documentos válidos

Verifique sempre a validade dos seus documentos de identificação (Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade e Passaporte).

Os mesmos são essenciais para que se possa identificar perante as autoridades competentes sempre que estas o solicitem, assim como são necessários para que possa viajar.

Atenção: Reiteramos que não se deve comprar passagens aéreas sem que esteja com o Passaporte válido em mãos.

Para saber o que precisa para renová-los clique nos links abaixo:

Passaporte (clique aqui)

Cartão de Cidadão (clique aqui)

Página do Facebook do Consulado Geral alcança 20.000 seguidores

No dia 13 de Maio, a página do Consulado Geral de Portugal em São Paulo no Facebook atingiu a histórica marca de 20.000 seguidores, menos de um ano depois de ter chegado às 10.000 curtidas, no dia 25 de Junho.

Para mais informações clique aqui.

 

Medalhas contam detalhes da história do Brasil

Acontece dia 19/05, na Sala Fernando Pessoa do Consulado de Portugal, coquetel de lançamento para convidados do livro “Medalhas contam detalhes da História do Brasil”. Trata-se do 8º livro do casal Fernanda e Alfredo Gallas.

Clique aqui para mais detalhes.

Marília terá permanência consular extra

A Cidade de Marília terá um permanência consular adicional do dia 02 de Junho.

Aproveite! Ainda há vagas! Faça o seu agendamento.

Clique aqui para mais informações.

Escritor português José Luis Peixoto em São Paulo no dia da Língua Portuguesa

Unibes Cultural promoveu o evento “A Cidade como Linguagem”, com o autor português José Luís Peixoto e o escritor mineiro Carlos de Britto e Mello.

Clique aqui para saber mais.

Presidente do Instituto Camões visita São Paulo na Semana da Língua Portuguesa

A Presidente do Camões – Instituto de Cooperação e da Língua, Prof. Dra. Ana Paula Laborinho, esteve em São Paulo em visita oficial. Sua vinda fez parte das comemorações do Dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP e dos 10 anos do Museu da Língua Portuguesa, que organizou, nos dias 02 e 03 de Maio, o Seminário Museu da Língua Portuguesa – Conquistas e Desafios, tendo a presidente como palestrante. Saiba mais clicando aqui.

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP é comemorado hoje em aproximadamente 50 países.

Com apoio ou por iniciativa do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, haverá eventos espalhados em todo o mundo, organizados conjuntamente por embaixadas, consulados e representantes da CPLP.

Clique aqui para saber mais.

“O Sotaque Azul das Águas” – Estréia no Brasil com a OSESP

Depois da estreia absoluta, no passado mês de Maio, com a Orquestra Gulbenkian dirigida por Susanna Malkki, “O Sotaque Azul das Águas” terá a sua primeira audição brasileira na magnífica Sala São Paulo.

Para mais informações, clique aqui.

Junho é o mês do Experimenta Portugal’16!

O Experimenta Portugal chega totalmente repaginado, levando ao público paulistano um mês repleto de atrações ligadas a arte, esporte, música, inovações tecnológicas, empreendedorismo e muito mais.

O lema deste ano é “Inovação e Cultura”. Então já sabe: reserve o mês de Junho na sua agenda. Será imperdível!

Saiba mais clicando aqui.

Atendimento ao Público

Os utentes do Consulado são atendidos com hora marcada, das 8:00 e às 17:30, de segunda a sexta-feira.

O requerente deve seguir as orientações descritas em nosso site, em "Serviços Consulares", onde após se cadastrar, preencherá um requerimento e pagará um boleto bancário referente ao serviço solicitado.

Quando for necessário, o requerente receberá um e-mail solicitando que escolha em nossa agenda o dia e hora do seu atendimento.

Pedimos que não venha ao Consulado sem marcação prévia pois dificilmente teremos funcionários disponíveis para o atendimento.

Se mesmo após consultar nosso site, ainda tiver dúvidas pode contactar-nos através de nossos e-mails, ou telefonar para a nossa Central de Atendimento 3084-1800 que prestará todas informações que precisa, de segunda a sexta-feira entre as 9:00 e 17:00, podendo também enviar, por e-mail ou correio, a lista da documentação que tem que reunir no seu caso específico.

Diariamente, a nossa Central de Atendimento processa em média, 1000 ligações, e o site recebe mais de 2500 visitas.

O Consulado dispõe também de um plantão para Emergências, activado pelo mesmo número (3084-1800), que não deve ser usado a não ser especificamente naqueles casos.