AVISOS

NOTICIAS IMPORTANTES

Alteração de senha no site:

Caro utente,

Estamos a implementar mudanças no nosso site, de forma a garantir uma melhor experiência para si.

Pedimos atenciosamente que, caso precise alterar a sua senha, envie um e-mail com o assunto “Alteração de Senha” informando os seus dados de cadastro, e o e-mail que está registrado em nosso site para larissa.eufrasio@mne.pt

Favor não encaminhar imagens de documentos como cartão cidadão e passaporte, pois os dados fornecidos nesses documentos não se aplicam a esse pedido!

Assim que a alteração for feita, o utente receberá um e-mail contendo a nova senha.

Obs: Não é possível alterar o e-mail cadastrado no site, somente a senha.

Aviso Importante! (Agendamentos)

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo informa que, para além das vagas para atos consulares disponibilizadas para o médio prazo aquando do preenchimento do requerimento do ato consular online, disponibiliza vagas adicionais de curto prazo na primeira semana de cada mês. Estas vagas resultam de cancelamentos e remarcações e são disponibilizadas até ao seu preenchimento.

Assim, fazemos notar a importância de proceder ao cancelamento ou pedir a remarcação do seu agendamento, sempre que tal se justifique. Do mesmo modo, é importante que os utentes não façam mais do que uma marcação para o seu atendimento, uma vez que tal configura um abuso do sistema que prejudica a comunidade no seu todo.

Relembramos também que o Consulado Geral de Portugal em São Paulo coloca à disposição dos seus utentes/usuários diversos canais de comunicação dedicados para melhor atender as necessidades de quem nos procura. Utilize, sempre que possível, o canal adequado à sua questão.

Abertura de Portugal a todos os passageiros oriundos do Brasil

Informamos aos utentes que, a partir do dia 1 de setembro, e por força do Despacho Interministerial 8652-C/2021, de 31 de agosto, passageiros oriundos do Brasil passam a poder viajar para Portugal por quaisquer razões e não apenas em viagens essenciais.

Deixa também de ser necessário fazer quarentena à chegada a Portugal.

Estas medidas, que abrangem todos os passageiros e não apenas pessoas vacinadas contra a COVID-19, vêm permitir, portanto, viagens em turismo para Portugal.

Mantém-se a obrigatoriedade de realização de teste PCR ou antígeno, com 72h ou 48h de antecedência, respetivamente.

Informação aos utentes – Antes de vir ao Consulado, saiba que:

  • Apenas atendemos utentes na data de seu agendamento;
  • Só é permitida a entrada de utentes no Consulado até 30 minutos antes do horário agendado.
  • Só deverá vir acompanhado em casos de extrema necessidade (utentes com: menos de 18 anos; capacidade motora ou cognitiva reduzida; idosos). Caso contrário, não será permitida a entrada de qualquer acompanhante não essencial.
  • O estacionamento do Consulado é gerido pela Rede Park. Ao estacionar no Consulado, saiba que precisará pagar uma taxa de R$20,00 na primeira hora e R$5,00 nas demais.

Prova de vida – pensão e aposentadoria

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo informa todos os utentes que necessitem de emissão de prova de vida para efeitos relacionados com a sua pensão ou aposentadoria poderão agendar a sua visita ou colocar as suas dúvidas diretamente aos serviços sociais deste Consulado, na pessoa da Dra. Margarete Paterno (margarete.paterno@mne.pt).

Novo Centro de Solicitação de Vistos

Para atender à demanda de vistos para Portugal, foi criado um novo canal para o tratamento destes pedidos.

Para mais informações,clique aqui.

Recenseamento Automático

Já se encontra em vigor o recenseamento automático.

Confira aqui mais informações.

Investir em Turismo

O Turismo de Portugal lançou recentemente a plataforma “Investir em Turismo”, visando dar a conhecer as oportunidades no setor.

Saiba mais aqui.

Dia Europeu e Mundial contra a Pena de Morte

No dia 10 de Outubro de 2019, Portugal, país pioneiro na abolição da pena de morte, associou-se aos inúmeros apelos à abolição da pena capital.

Saiba mais aqui.

Como posso solicitar um serviço no Consulado?

Se você mora nos estados de São Paulo (inclusive na Baixada Santista) ou Mato Grosso do Sul, e está com dúvidas sobre como criar o seu usuário ou como formalizar o seu pedido junto ao Consulado Geral de Portugal em São Paulo, ao Escritório Consular em Santos, ou para ser atendido nas diversas cidades do interior em que há Permanências Consulares, clique aqui.

Atendimento ao Público

Os utentes do Consulado são atendidos com hora marcada, das 7:00 às 17:30, de segunda a sexta-feira.

O requerente deve seguir as orientações descritas em nosso site, em "Serviços Consulares" assim como ler atentamente as explicações em "Sistema de funcionamento".

Quando for necessário, o requerente receberá um e-mail solicitando que escolha em nossa agenda o dia e hora do seu atendimento.

Pedimos que não venha ao Consulado sem marcação prévia pois dificilmente teremos funcionários disponíveis para o atendimento.

Se mesmo após consultar nosso site, ainda tiver dúvidas pode contactar-nos através de nossos e-mails, ou telefonar para a nossa Central de Atendimento 3084-1800 que prestará todas informações que precisa, de segunda a sexta-feira entre as 9:00 e 17:00, podendo também enviar, por e-mail ou correio, a lista da documentação que tem que reunir no seu caso específico.

Diariamente, a nossa Central de Atendimento processa em média, 1000 ligações, e o site recebe mais de 8.000 visitas.

O Consulado dispõe também de um plantão para Emergências, activado pelo mesmo número (3084-1800), que não deve ser usado a não ser especificamente naqueles casos.