AVISOS

NOTICIAS IMPORTANTES

Primeiro-ministro de Portugal realiza visita oficial a São Paulo

No âmbito da sua deslocação oficial ao Brasil, o Primeiro-ministro de Portugal, António Costa, irá realizar uma visita à cidade de São Paulo, durante os próximos dias 5 e 6 de setembro. Na agenda tem marcado um encontro com o Governador do Estado e diversos encontros com membros da comunidade portuguesa e luso-brasileira, incluindo uma deslocação à Casa de Portugal.

Confira aqui.

Consulado Geral em Salvador: alteração no atendimento

Por determinação e a pedido da Administração do Edifício Salvador Trade Center, onde se localizam as instalações do Consulado-Geral de Portugal em Salvador da Bahía, informam-se todos os utentes que a distribuição de senhas para atendimento naquele Consulado-Geral realizar-se-á diariamente, de segunda a sexta-feira, na portaria do referido edifício a partir das 8h00.

Setembro: Arte Contemporânea Portuguesa em São Paulo

A arte contemporânea portuguesa vai estar em grande destaque na cidade de São Paulo a partir do mês de Setembro.

Clique aqui para saber mais.

Consulado em SP inaugura espaço para o melhor do cinema português

Será inaugurado no dia 30/08, às 19h, o Cine Lusco Fusco, um espaço exclusivo na capital para o melhor do cinema português.

Clique aqui para saber mais.

Aviso: Legalização de Documentos Brasileiros

Entrou em vigor a Convenção de Haia no Brasil. Portanto, a partir de agora, todos os documentos brasileiros para serem reconhecidos em Portugal, precisarão conter a apostilha.

Essa apostilha será emitida pelo próprio cartório (onde for obter o documento brasileiro), e inicialmente apenas nos cartórios das capitais, sendo tal serviço alargado depois a outras cidades, após aprovação do Conselho Nacional de Justiça.

Para esclarecimento de dúvidas, o CNJ criou uma página no seu site (www.cnj.jus.br/haia). Esta página tem, por ora, apenas informação base mas será alimentada com questões que forem sendo colocadas ao longo da aplicação da Convenção.

Uma vez que os documentos brasileiros sem a apostilha não serão aceites em Portugal, este Consulado Geral deixa de prestar o serviço de legalizações de documentos brasileiros, pois esta seria inaproveitável.

Se desejar, clique aqui para ver a matéria veiculada na Tv Globo sobre o assunto.

Para saber quais cartórios já estão habilitados, clique aqui.

Muito obrigado pelo vosso apoio !

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 – Emergências

Durante os jogos Olímpicos e Paralímpicos, se estiver em São Paulo e passar por alguma situação de emergência, poderá procurar este Consulado Geral todos os dias da semana, 24 horas por dia, através dos contatos abaixo indicados:

E-mail: rio2016cgpsp@gmail.com
Telefone: + 55 11 3084 1868

Além desses contatos temporários, mantém-se ativo o número de emergência geral e permanente que já é de conhecimento público, que funciona também 24h/7, a partir da nossa Central Telefónica:

Telefone: +55 11 3084 1800

Novo Cônsul Geral Adjunto

O diplomata Hugo Andrade Gravanita acaba de assumir funções no Consulado Geral de Portugal em São Paulo como Cônsul-Geral Adjunto. A sua chegada reforça a equipa dirigente do Consulado Geral e é um sinal da importância que é atribuída ao serviço prestado nesta Missão, no contexto da rede consular portuguesa.

Nascido em 31 de maio de 1989, Hugo Gravanita licenciou-se em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e é Mestre em Relações Internacionais e Ciência Política pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo ingressado na carreira diplomática em 2013.

Bem-vindo, Dr. Hugo Gravanita!

Consulado Geral de Portugal em SP alcança a 100ª Permanência Consular

Iniciadas em Setembro de 2012, as Permanências Consulares foram uma inovação trazida pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo para atender utentes residentes em locais distantes.

Saiba mais clicando aqui.

Secretário de Estado apela aos emigrantes e viajantes para que se inscrevam nos consulados

O Secretário de Estado  das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luis Carneiro, apelou aos emigrantes e viajantes para que se inscrevam nos consulados, de modo a facilitar a identificação e o apoio das autoridades em caso de “situações dramáticas.

Para mais informações, clique aqui.

Atendimento ao Público

Os utentes do Consulado são atendidos com hora marcada, das 8:00 e às 17:30, de segunda a sexta-feira.

O requerente deve seguir as orientações descritas em nosso site, em "Serviços Consulares", onde após se cadastrar, preencherá um requerimento e pagará um boleto bancário referente ao serviço solicitado.

Quando for necessário, o requerente receberá um e-mail solicitando que escolha em nossa agenda o dia e hora do seu atendimento.

Pedimos que não venha ao Consulado sem marcação prévia pois dificilmente teremos funcionários disponíveis para o atendimento.

Se mesmo após consultar nosso site, ainda tiver dúvidas pode contactar-nos através de nossos e-mails, ou telefonar para a nossa Central de Atendimento 3084-1800 que prestará todas informações que precisa, de segunda a sexta-feira entre as 9:00 e 17:00, podendo também enviar, por e-mail ou correio, a lista da documentação que tem que reunir no seu caso específico.

Diariamente, a nossa Central de Atendimento processa em média, 1000 ligações, e o site recebe mais de 2500 visitas.

O Consulado dispõe também de um plantão para Emergências, activado pelo mesmo número (3084-1800), que não deve ser usado a não ser especificamente naqueles casos.