AVISOS
  • “Brasil & Portugal: teatro, música, artistas e tal” é lançado em Lisboa
  • NOTICIAS IMPORTANTES

    “Brasil & Portugal: teatro, música, artistas e tal” é lançado em Lisboa

    A Biblioteca de São Lázaro abrigará o lançamento do livro “Brasil & Portugal: teatro, música, artistas e tal”, da jornalista e investigadora cultural brasileira Thaís Matarazzo. A autora fecha, assim, uma trilogia sobre a troca artística entre os países irmãos iniciada com “Irene Coelho, uma brasileira de coração português” (2011), seguido por “Fado no Brasil: Artistas & Memórias” (2013).

    Saiba mais clicando aqui.

    Ícones da cultura de Portugal e Brasil em parceria musical inédita

    Em 2015, tem início o projeto “SP-LX – Nova Música Contemporânea do Brasil e de Portugal” em que compositores das nações irmãs serão alternadamente convidados a criar obras especialmente para o projeto. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian, de Lisboa, e da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), responsáveis também pela interpretação das obras.

    Saiba mais clicando aqui.

    Portugal se lança novamente ao mar com Semana Azul

    Fazendo valer sua vocação marítima e pioneira, Portugal convida líderes mundiais dos setores político, empresarial e estratégico a encontrar soluções para o uso sustentável dos oceanos. Desde já uma referência, a Semana Azul é uma realização do Ministério da Agricultura e do Mar de Portugal e terá lugar nas cidades de Cascais e Lisboa em Junho de 2015.

    Saiba mais em www.blueweek.pt

    Portugal inicia 2015 no Conselho de Direitos Humanos da ONU

    Desde 1º de Janeiro, Portugal é membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão responsável por proteger e promover os direitos humanos em todo o mundo. O mandato inédito, com 3 anos de duração, coroa uma longa e bem-sucedida campanha portuguesa, revelando o bom momento do País junto à Organização das Nações Unidas.

    Saiba mais em clicando aqui.

    Concurso “IOP – Ideias de Origem Portuguesa” chega à 4ª edição

    A Fundação Calouste Gulbenkian promove o 4º Concurso “IOP – Ideias de Origem Portuguesa” com a finalidade de premiar o empreendedorismo social em diferentes áreas como meio ambiente, sustentabilidade e inclusão. As equipes, com pelo menos um integrante português ou luso-descendente, devem produzir um vídeo ilustrativo com o projeto e inscrevê-lo até o dia 2/3/2015.

    Saiba mais em www.ideiasdeorigemportuguesa.org

    Empreendedorismo na diáspora move premiação da COTEC Portugal

    Empreendedorismo InovadorSob patrocínio direto da Presidência da República Portuguesa, a 8ª edição do Prêmio “Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa” pretende distinguir publicamente portugueses que tenham se destacado no meio empresarial do país para onde migraram. Promovido pela COTEC Portugal (Associação Empresarial para a Inovação), as candidaturas estarão abertas até 31 de Março.

    Saiba mais em www.cotec.pt/diaspora

    Permanências Consulares

    A próxima Permanência Consular ocorrerá em Campinas dia 29 de Janeiro de 2015 - Agenda esgotada.

    Em seguida estaremos em Taubaté no dia 25 de Fevereiro de 2015

    Para mais informações e outras datas clique aqui.

     

    Agustina Bessa-Luís no Museu da Língua Portuguesa


    Foi inaugurada no Museu da Língua Portuguesa uma exposição em homenagem a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís.

    Para maiores informações clique aqui.

    Mestre Adelino Ângelo na Associação Paulista de Medicina

    Na última semana, foi inaugurada na Associação Paulista de Medicina em São Paulo a exposição do artista português Mestre Adelino Ângelo, um dos pintores humanistas mais puros da Europa.

    Para maiores informações clique aqui.

    Boas-vindas a novos cidadãos portugueses

    O Consulado Geral de Portugal em São Paulo realizou no dia 16 de dezembro, mais uma breve cerimónia de boas-vindas aos cidadãos que recentemente adquiriram, aqui, a nacionalidade portuguesa.

    Saiba mais clicando aqui.

    Atendimento ao Público

    Os utentes do Consulado são atendidos com hora marcada, das 8:00 e às 17:30, de segunda a sexta-feira.

    O requerente deve seguir as orientações descritas em nosso site, em "Serviços Consulares", onde após se cadastrar, preencherá um requerimento e pagará um boleto bancário referente ao serviço solicitado.

    Quando for necessário, o requerente receberá um e-mail solicitando que escolha em nossa agenda o dia e hora do seu atendimento.

    Pedimos que não venha ao Consulado sem marcação prévia pois dificilmente teremos funcionários disponíveis para o atendimento.

    Se mesmo após consultar nosso site, ainda tiver dúvidas pode contactar-nos através de nossos e-mails, ou telefonar para a nossa Central de Atendimento 3084-1800 que prestará todas informações que precisa, de segunda a sexta-feira entre as 9:00 e 17:00, podendo também enviar, por e-mail ou correio, a lista da documentação que tem que reunir no seu caso específico.

    Diariamente, a nossa Central de Atendimento processa em média, 1000 ligações, e o site recebe mais de 2500 visitas.

    O Consulado dispõe também de um plantão para Emergências, activado pelo mesmo número (3084-1800), que não deve ser usado a não ser especificamente naqueles casos.