AVISOS
  • Cidade Matarazzo recebe exposição “Made by… Feito por Brasileiros”
  • NOTICIAS IMPORTANTES

    Cidade Matarazzo recebe exposição “Made by… Feito por Brasileiros”

    Ocupando as antigas dependências do Hospital Matarazzo, no coração da cidade de São Paulo, a Cidade Matarazzo recebe a exposição “Made by… Feito por Brasileiros”. Com inauguração marcada para 9 de Setembro, a amostra receberá os novos trabalhos da artista portuguesa Joana Vasconcelos, sendo uma delas a instalação site-specific Valquíria Matarazzo.

    Siba mais clicando aqui.

    Museu Encantador chega a SP retratando memória luso-brasileira

    Projeto da dramaturga portuguesa Rita Natálio e da diretora brasileira Joana Levi fala sobre memórias e encantos do Brasil e de Portugal através de performances, imagens, sons, obras e outros processos artísticos. A instalação em forma de oficina chega à Casa do Povo, em São Paulo, após passagens por Alter do Chão, Recife, Natal e Curitiba.

    Saiba mais clicando aqui.

    Consulado de Portugal em SP e Senac fecham acordo inédito

    Assinado em 25 de Agosto pelo cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, e pelo reitor do Centro Universitário Senac, Sidney Zaganin Latorre, acordo inova ao incentivar novos modelos de parcerias entre instituições portuguesas e brasileiras nas áreas cultural, científica, educacional e empresarial.

    Saiba mais clicando aqui.

    Escola Portuguesa em São Paulo

    Durante a visita que Sexa o Ministro da Educação e Ciência, Professor Nuno Crato, realizou de 20 a 22 de agosto ao Brasil, foram dados os primeiros passos para a criação de uma Escola Portuguesa em São Paulo.

    Saiba mais clicando aqui.

    A arte portuguesa na Bienal de SP é tema de nova exposição na Sala Camões

    Com abertura marcada para 6 de Setembro, a exposição “Cartas de São Paulo – uma história da presença portuguesa na Bienal de São Paulo” traça um panorama completo sobre os mais de duzentos artistas portugueses que tiveram seus trabalhos expostos na histórica Bienal. Sob curadoria de Lígia Afonso e Isabella Lenzi, a exposição contará ainda com uma obra site-specific da artista portuguesa Mafalda Santos.

    Saiba mais clicando aqui.

    Aldina Duarte canta em SP e confirma interesse do público brasileiro pelo Fado.

    A fadista lisboeta Aldina Duarte se apresenta na cidade de 28 a 31 de Agosto em comemoração aos 25 anos da CAIXA Cultural SP. Opção pela cantora revela o prestígio do mais famoso estilo musical português junto ao público brasileiro, que neste mês de Agosto ouve ainda os acordes do Festival de Fado.

    Saiba mais clicando aqui.

    Expedição luso-brasileira reconstitui saga histórica na Amazônia

    Liderado pelo historiador António Carrelhas, o projeto “Descida do Amazonas: o caminho de Pedro Teixeira” reconstitui a saga do bandeirante português que definiu as fronteiras do Norte do Brasil no longínquo ano de 1639. A primeira etapa da expedição parte da cidade de Tabatinga, percorrendo 2.000 km pelo rio Solimões até Manaus.

    Saiba mais clicando aqui.

    Chega ao fim a exposição “Desenho Só Desenho a – Sós” de Fernando Lemos

    Evento “Conversa & Encerramento” – dia 9 de Agosto, das 12 às 17h – marca fim da exposição de Fernando Lemos na Sala Camões do Consulado Geral de Portugal em São Paulo. Sob mediação da curadora Isabella Lenzi, os convidados poderão trocar impressões com o próprio autor e com a também artista Rosely Nakagawa.

    Saiba mais clicando aqui.

    2ª Edição do Festival de Fado chega a SP em Agosto

    Composto pelo espetáculo Amália Hoje e pelas apresentações de Carminho, Raquel Tavares e Camané, o Festival de Fado chega à sua segunda edição, consolidando ainda mais o intercâmbio musical entre Portugal e Brasil. Serão duas sessões: nos dias 19 e 20 de Agosto, no HSBC Brasil.

    Saiba mais clicando aqui.

    UTAD abre inscrições para estudantes internacionais.

    A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) abriu vagas para Estudantes Internacionais (fora da União Europeia) para os cursos de licenciatura, válidas já para o ano letivo de 2014/2015. A primeira fase de candidaturas fica aberta até 14 de Julho. A segunda fase acontece no período de 1 a 31 de Agosto.

    Saiba mais clicando aqui.

    Atendimento ao Público

    Os utentes do Consulado são atendidos com hora marcada, das 8:00 e às 17:30, de segunda a sexta-feira.

    O requerente deve seguir as orientações descritas em nosso site, em "Serviços Consulares", onde após se cadastrar, preencherá um requerimento e pagará um boleto bancário referente ao serviço solicitado.

    Quando for necessário, o requerente receberá um e-mail solicitando que escolha em nossa agenda o dia e hora do seu atendimento.

    Pedimos que não venha ao Consulado sem marcação prévia pois dificilmente teremos funcionários disponíveis para o atendimento.

    Se mesmo após consultar nosso site, ainda tiver dúvidas pode contactar-nos através de nossos e-mails, ou telefonar para a nossa Central de Atendimento 3084-1800 que prestará todas informações que precisa, de segunda a sexta-feira entre as 9:00 e 17:00, podendo também enviar, por e-mail ou correio, a lista da documentação que tem que reunir no seu caso específico.

    Diariamente, a nossa Central de Atendimento processa em média, 1000 ligações, e o site recebe mais de 2500 visitas.

    O Consulado dispõe também de um plantão para Emergências, activado pelo mesmo número (3084-1800), que não deve ser usado a não ser especificamente naqueles casos.