A arte portuguesa na Bienal de SP é tema de nova exposição na Sala Camões

Cartas de São Paulo – uma história da presença Portuguesa na Bienal de São Paulo

Cartas de São Paulo retoma o título da correspondência sobre a cena artística paulistana e, em particular, sobre a Bienal de São Paulo, publicada, entre 1959 e 1996, na revista Colóquio Artes da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), para refletir sobre a presença dos mais de duzentos artistas portugueses nas sucessivas bienais de São Paulo. Este conjunto de participações e as centenas de obras nele implicadas, não só corporiza uma história da arte portuguesa, aquela que Portugal soube projetar e que o público brasileiro pôde construir ao longo dos anos, mas também ilumina as nuances históricas, políticas, institucionais e culturais que determinaram essas escolhas e trocas. A exposição, em formato experimental, parte de uma pesquisa de doutorado em processo e integra documentos e conteúdos provenientes do arquivo histórico Wanda Swevo e da Biblioteca de Arte da Gulbenkian, assim como uma obra site-specific, da artista portuguesa Mafalda Santos, que interpreta e materializa essa história.

Curadoria

Lígia Afonso (Lisboa, 1981)

Vive entre Lisboa e São Paulo. Doutoranda em História da Arte (FCSH-UNL / FAU-USP), com pesquisa sobre representações nacionais em bienais. É pesquisadora, curadora, crítica e editora. Tem integrado júris para a seleção de projetos e colaborou com várias instituições e projetos independentes em Portugal e no Brasil. Foi assistente de curadoria da 29ª Bienal de São Paulo, co-curadora e coordenadora editorial do Laboratório de Curadoria, Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, e curadora de Pequeno-almoço sobre cartolina, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian. Integra o workshop de curadoria da 31ª Bienal de São Paulo.

Isabella Lenzi (São Paulo, 1986)

Arquiteta formada pela FAU-USP e pela Universidade do Porto, Portugal, possui pós-graduação em arte contemporânea, com especialização em fotografia, da Universitat Pompeu Fabra, Barcelona. Consultora Cultural do Consulado Geral de Portugal em São Paulo desde 2013, também integra o Núcleo de Programação da Associação Cultural Videobrasil. Gestora cultural, curadora, editora e pesquisadora, recentemente foi curadora da exposição Desenho só desenho a – sós, individual do artista português Fernando Lemos, além de assistente de curadoria dos Programas Públicos do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil, realizado no SESC Pompeia. Também foi assistente de curadoria da Galeria Vermelho, onde realizou diversas exposições, e antes disso foi assistente de curadoria de Agnaldo Farias na XI Bienal de Cuenca, Equador. Vive em São Paulo.

Site-specific project

Mafalda Santos (Porto, 1980)

Licenciada em Pintura na FBAUP (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto). Entre 2002-2007, foi programadora do espaço PêSSEGOpráSEMANA no Porto. Em 2007-2008 foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da FLAD, na residência artística Location One, Nova Iorque. Selecionada para o Prémio EDP Novos Artistas 2007. Atualmente, com Manuel Mesquita, faz a gestão e direcção do programa de residências artísticas Moinho da Fonte Santa, no Alentejo, Portugal. Seu trabalho faz parte das colecções portuguesas de António Cachola, das Fundações EDP e Ilídio Pinho, Grupo RAR e Fundação PLMJ. Da sua participação em exposições coletivas destacam-se: A Culpa Não é Minha, Obras da Colecção António Cachola, Museu Colecção Berardo, Lisboa, 2010; Only Connect, produzida pela Art in General, Bloomberg Office Building, Nova Iorque, 2008; Café Portugal, exposição concebida para acompanhar a visita oficial do Presidente da República à Eslovaquia, 2008/2009; Portugal Agora-A Propos des Lieux d’Origine, MUDAM Centre d’Art Moderne Gran-Duc Jean, Luxemburgo, 2007 e ainda 7 artistas ao 10º mês, Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.

Individualmente expõe: On Revolution, Galeria Presença, Porto, 2012; The Kappa Effect, Caroline Pagès Gallery, Lisboa, 2011; The Great Unconformity, Sala do Veado, Museu de História Natural, Lisboa, 2010; One day every wall will fall, Galeria Presença, Porto, 2009; Tamatave, Galeria Presença, Lisboa, 2006 e Too Loud a Solitude, Mad Woman in the Attic, Porto, 2006.

www.mafaldasantos.net

www.moinhodafontesanta.com

Consulado Geral de Portugal em São Paulo

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo, entre outras atividades, se dedica a promoção, disseminação e ao mapeamento da produção cultural relacionada a Portugal. Tem como objetivo incentivar e promover a troca entre artistas, curadores, gestores culturais e pesquisadores brasileiros e portugueses. Em 2012, após uma reforma, o Consulado ganhou um espaço expositivo apropriado e, desde então, realizou muitas exposições e atividades, entre elas, individuais dos artistas Fernando Lemos, José Moura Jorge, entre outros.

Cartas de São Paulo – uma história da presença Portuguesa na Bienal de São Paulo

Curadoria Ligia Afonso e Isabella Lenzi

Consulado Geral de Portugal em São Paulo

Rua Canadá, 324 – Jardim América, São Paulo – Brasil

Abertura 6 de setembro – 17h às 20h

De 8 de setembro a 5 de dezembro de 2014

Segunda a sábado das 12 às 17h

Visitas guiadas com agendamento

Entrada gratuita