“A Restauração do Monumento do Ipiranga” no Consulado Geral, dia 25/10

No dia 25 de outubro, às 19h, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo recebe o renomado restaurador francês Antoine Amarger, que dará uma palestra gratuita sobre a restauração do Monumento à Independência, pela qual ele é responsável.

Desde o início de setembro, o grande painel em bronze, localizado na face frontal do Monumento do Ipiranga, está sendo restaurado. O final da obra está previsto para primeira quinzena de novembro. Especialista em esculturas ao ar livre fundidas em metal, Amarger também foi responsável pelas últimas restaurações de “O Pensador” e “Os Burgueses de Calais”, do Museu Rodin, e a obra “Nageoire” de Alexandre Calder, pertencente ao Centro Cultural Pompidou, em Paris, entre outros importantes trabalhos.

O evento também abordará os desafios para 2022, ano em que a Independência completará seu bicentenário, e contará com a presença do conceituado escultor brasileiro Israel Kislansky, sócio proprietário da KSA Fundição Artística, empresa contratada pela Secretaria Municipal de Cultura especialmente para este projeto. “A presença de Amarger no Brasil e o projeto que ele está realizando à frente do restauro do Ipiranga são uma rara oportunidade para nós que trabalhamos sob seu comando e um presente para o patrimônio artístico brasileiro”, diz Kislansky.

SERVIÇO (Entrada: Gratuita)
Data: 25 de outubro de 2016, às 19h
Local: Consulado Geral de Portugal em São Paulo
Endereço: Rua Canadá, 324 – Jardim América – São Paulo/SP

A palestra será em francês, mas contará com um tradutor instantâneo

SOBRE ANTOINE AMARGER

Antoine Amarger é conservador e restaurador francês, especialista em esculturas de metais. É formado pela Ecolle Boulle (escultura em bronze) em 1977 e pela Escola Nacional de Artes Decorativas em 1980, com pós-graduação pelo Instituto de Formação de Restauradores de Obras de Arte em 1989. Residente na Villa Medici (1990-1991) para a investigação sobre o tema da conservação da escultura ao ar livre, se especializou em fontes. Recebeu o primeiro prêmio da SEMA em 2004, e o título Chevalier de Arts et des Lettres. Trabalha para os Museus do Louvre, Picasso, Museu Nacional de Arte Moderna, C2RMF, Escritório Nacional de Monumentos Históricos, Chateau de Versailles e Museu Rodin, sendo o responsável pelas últimas restaurações de “Burgueses de Calais” e “O Pensador”, do museu francês.

SOBRE ISRAEL KISLANSKY

Israel Kislansky é escultor e sócio proprietário da KSA Fundição Artística. Formado em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina, é especialista em fundição de obras de arte em metal. Entre 2008 e 2014, coordenou o “Centro Técnico em Fundição Artística SENAI-SP”, projeto que concebeu com o objetivo de recuperar conhecimentos tradicional e disponibilizar novas tecnologias a profissionais do mercado. Em 2015, coordenou, junto ao DPH (Departamento de Patrimônio Histórico de São Paulo), a realização do estudo preparatório para a restauração do conjunto escultórico do Monumento do Ipiranga.