Foi assinado, no dia 02 de Outubro de 2013, o Acordo de Cooperação para Intercâmbio Técnico Profissional entre a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e a Investe São Paulo visando o aprimoramento dos colaboradores da Investe São Paulo através da troca de experiências laborais a serem adquiridas durante um período de vivência internacional na agência portuguesa de promoção de investimentos.
O Cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço, e o diretor da sede paulistana da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), Carlos Moura, estiveram na sede da Investe São Paulo para a assinatura do acordo de cooperação entre as duas agências.
O objetivo é levar um funcionário da Investe SP para ficar 40 dias na sede da empresa portuguesa, observando as estratégias da AICEP e trocando melhores práticas na promoção de investimentos. O intercambista também terá a missão de prospectar novos negócios para o Estado.
Este já é o quarto intercâmbio profissional realizado pela Investe SP com agências de promoção de investimento. Dessa vez, o programa terá duração de 40 dias, e começa em novembro de 2013.
Seleção
Os programas de intercâmbio realizados pela Investe São Paulo com outras agências envolvem um complexo e transparente processo seletivo. Ele começa com o lançamento de um edital, que impõe as regras para a avaliação em duas etapas: o plano de ação e a apresentação.
No plano de ação, os candidatos descrevem o que se propõem a fazer caso sejam escolhidos para a ação. O documento, em inglês, é composto por quatro partes: benchmarking (observação de processos e melhores práticas), prospecção de novos negócios, promoção do Estado de São Paulo como destino de investimentos e experiência profissional e pessoal.
Os planos são avaliados anonimamente por uma comissão formada por dois diretores internos e três convidados externos. Entre eles, normalmente, está o cônsul ou vice-cônsul do país onde o programa será realizado. Essa parte do processo corresponde a 60% da pontuação total do funcionário.
Na segunda etapa, os candidatos devem preparar uma apresentação de 30 minutos, também em inglês, para uma empresa fictícia de determinado setor econômico. O objetivo é avaliar as habilidades de cada funcionário para vender o Estado, criar relacionamentos com potenciais investidores e tirar o máximo proveito possível do programa de intercâmbio. Essa apresentação, avaliada pela mesma comitiva, corresponde aos outros 40% da pontuação total do candidato.
O processo permite que funcionários de todas as áreas da agência tenham a chance de vivenciar o programa de intercâmbio.