Acordo para a Reconstrução do Museu Língua Portuguesa

Foi recentemente negociado um Acordo de Cooperação entre o Instituto Camões, a Fundação Roberto Marinho e a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo relativo à reconstrução do Museu da Língua Portuguesa.

O acordo será assinado na presença de Suas Excelências, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro Ministro, António Costa, na visita que farão a São Paulo nestes dias 10 e 11 de Junho.

Trata-se de mais um passo nos esforços que têm vindo a ser desenvolvidos para apoiar a reconstrução do Museu, que sofreu um incêndio no ano passado, e que já foi vistado pelo Presidente da República na sua visita em agosto último.

A EDP tornou-se num dos maiores contribuintes para a reconstrução, apenas ultrapassada pela Fundação Roberto Marinho. Vale lembrar que as celebrações do Dia da Língua Portuguesa (maio) em S.Paulo neste ano tiveram como epicentro a estação da Luz onde se localiza o Museu

Do lado português, será o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, a assinar. O Secretário José Luiz Penna assina pela sua Secretaria de Estado da Cultura, enquanto Hugo Barreto assina pela fundação Roberto Marinho, de que é Secretário-Geral. Estarão ainda presentes Eduardo Saron, Diretor Executivo do Itaú Cultural, e Miguel Setas (Presidente) e Nuno Rebelo de Sousa pela EDP.

 O acordo estipula que os signatários colaborarão para promover todas as ações no âmbito da reconstrução do Museu, através de divulgação e mobilização, bem como com intercâmbio de informações e técnicos para relançar a instituição.