Aldina Duarte canta em SP e confirma interesse do público brasileiro pelo Fado.

FADISTA ‘ALDINA DUARTE’ CANTA NA CAIXA CULTURAL SP

Esse show foi especialmente escolhido para as comemorações dos 25 anos da CAIXA Cultural SP e 75 anos do edifício Sé.

A CAIXA Cultural SP apresenta Aldina Duarte, fadista lisboeta e compositora singular. Apaixonada e estudiosa do fado tradicional, a cantora completa nesse mês 20 anos de carreira, dedicando os últimos doze anos da sua vida ao fado, expondo suas raízes, assim, cruas, sem máscaras. Cantora de corpo e alma, talvez seja a maior característica do fado na voz de Aldina Duarte, o cheiro ao passado, à tradição. As apresentações gratuitas acontecem de 28 a 31 de agosto de 2014, sempre às 19h15min, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Suas canções apelam a todos os sentidos; ouve-se, cheira-se, saboreia-se; vê-se e até se toca tal a solidez do seu substrato, da sua profundidade. Firme nas palavras, límpida na voz, transparente no coração. A sua interpretação nua e crua é de uma simplicidade desconcertante, que nos leva e vence pelas palavras – irremediavelmente. Perto do coração, perto da realidade, perto de nós.

Segundo a jornalista portuguesa Ana Sousa Dias, “Aldina é uma espécie de furacão bom. O fado trouxe-a até todos nós, a curiosidade insaciável levou-a aos muitos cantos do saber. A voz dela, que numa misteriosa contracurva passa pelo coração antes de sair boca fora, não nos larga distraídos numa tarefa que não seja a de ouvi-la.”

No dia 31 de agosto (domingo), às 16h, a CAIXA Cultural SP ainda promove um bate- papo com a cantora para que os seus fãs troquem experiências e saibam mais de sua vida. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (011) 3321-4400 e limitado a 20 pessoas.

Sobre Aldina:

Começou nas lides fadistas no Clube do Fado, em Lisboa. Trabalhou na editora EMI e colaborou em diversos discos de outros artistas, como fadista e compositora. O repertório que deixou gravado em “Apenas o Amor”, seu álbum de estreia, foi regravado de alguns dos artistas mais renomados do fado tradicional (“Fado Menor”, “Fado Bailado”, “Fado Carriche”, “Fado das Horas”, “Fado Tango”, “Fado Laranjeira”).

O segundo álbum, “Crua”, inclui 12 fados tradicionais, com letras de João Monge. Em 2008, lançou o disco “Mulheres Ao Espelho”. A antologia “DIGA 33 – OS POETAS DAS QUINTAS DE LEITURA”, inclui o poema “Princesa Prometida” da sua autoria. Em 2009, foi lançado em DVD, editado pela Midas-Filmes, o documentário premiado

– Aldina  Duarte: Princesa Prometida – do realizador Manuel Mozos, que estreou no Festival Indie Lisboa, e percorreu diversos festivais de cinema do mundo inteiro.

Em 2011, lançou o disco “Contos de Fados”, sendo todas as letras dos fados inspiradas em obras da literatura universal.

Discografia:

• 2004 – “Apenas O Amor” (EMI – Valentim de Carvalho)

• 2006 – “Crua” (EMI Music Portugal)

• 2008 – “Mulheres Ao Espelho” (Roda-Lá Music)

• 2011 – “Contos De Fados” (Roda-Lá Music)

SERVIÇO:

Show: “Aldina Duarte”

Datas: 28 a 31 de agosto de 2014

Conversa com a artista: 31 de agosto, domingo, às 16h (20 vagas)

Horário do espetáculo: de quinta-feira a domingo, às 19h15

Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111

Entrada: franca (os ingressos poderão ser retirados na bilheteria a partir do meio-dia. Distribuição limitada a um par de ingressos por pessoa)

Capacidade: 80 lugares

Duração: 60 minutos

Inscrições para o bate-papo e informações: (11) 3321-4400

Classificação etária: livre

Informações: (11) 3321-4400

Acesso para pessoas com necessidades especiais

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Realização: 78 Rotações e Radar dos Sons