António Vitorino eleito Diretor-Geral da OIM

A 29 de Junho, em Genebra, na Sessão Extraordinária do Conselho da IOM, o português António Manuel de Carvalho Ferreira Vitorino foi eleito como novo Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

O candidato luso superou na quinta ronda de votações os outros dois candidatos ao cargo: a costa-riquenha Laura Thompson (atual vice da OIM) e o norte-ameticano Ken Isaacs. Em todas as rondas António Vitorino foi sempre o candidato mais votado.

Este é o segundo cargo internacional de grande relevo que António Vitorino ocupa. Anteriormente foi comissário europeu (1999-2004), com a pasta da justiça e assuntos interiores.

O Governo Português congratulou-se com a eleição de António Vitorino, defendendo estar “plenamente seguro de que António Vitorino é a pessoa certa para conduzir a OIM neste difícil período e que a sua gestão valorizará a promoção da Paz e da segurança, a tolerância, o respeito pelos direitos Humanos e o Desenvolvimento Sustentável, que norteiam a política externa portuguesa.”

Confira aqui o comunicado na integra: https://www.portaldiplomatico.mne.gov.pt/comunicacao-e-media/comunciados-de-imprensa/comunicado-sobre-a-eleicao-de-antonio-vitorino-como-novo-diretor-geral-da-organizacao-internacional-para-as-migracoes

A OIM é a principal agência mundial no domínio da migração, tendo sido integrada na estrutura multilateral da Organização das Nações Unidas (ONU) a 25 de Julho de 2016. Antes, a organização tinha recebido, em 1992, o estatuto de observador permanente na Assembleia-Geral da ONU e firmado um acordo de cooperação (1996). A par dos 169 Estados-membros, a OIM conta com oito países que detêm estatuto de observadores.

A principal função da OIM é fornecer serviços e aconselhamento relativo a migrações para os governos mundiais e para os próprios migrantes, incluindo deslocados, refugiados e migrantes produtivos.