“Ardente e Sincrético” – o Barroco Luso-afro-brasileiro marca presença no Museu Afro Brasil

Entre 03 de Agosto e 03 de Dezembro está presente no Museu Afro Brasil a exposição “Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro”

A exposição é em homenagem ao Jubileu de 300 anos de anos de Nossa Senhora da Aparecida, Padroeira no Brasil, com uma visita a obras do século XVII até o começo do século XIX, abordando as contribuições dos dois mais expressivos artistas do barroco brasileiro, que são Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, em Ouro Preto, e Mestre Valentim da Fonseca e Silva, no Rio de Janeiro.

Entre outras instalações, a azulejaria da igrejinha da Pampulha (em Belo Horizonte), pintada por Portinari, será projetada no ambiente de uma escada desenhada por Oscar Niemeyer, autor do projeto arquitetônico do Pavilhão Manuel da Nóbrega, onde está o Museu Afro Brasil desde 2004. Tetos de igrejas brasileiras serão também projetados em outro espaço, em uma elegia à influência francesa das igrejas do Carmo, em Salvador, São Bento e São Francisco da Penitência, no Rio de Janeiro. A artista portuguesa Manuela Pimentel foi convidada a fazer uma instalação sobre a azulejaria lusitana.

Confira mais informações em clicando aqui.

ou

http://www.museuafrobrasil.org.br/programacao-cultural/exposicoes/temporarias/detalhe?title=%E2%80%9CBarroco+Ardente+e+Sincr%C3%A9tico+-+Luso-Afro-Brasileiro%E2%80%9D