Setembro: Arte Contemporânea Portuguesa em São Paulo

A partir de Setembro, a Arte Contemporânea portuguesa ganha destaque em SP.

Com início no dia 07 de Setembro, a 32ª Bienal de São Paulo intitulada “Incerteza Viva” conta com a participação de 5 artistas portugueses, maior contingente estrangeiro presente nesta edição. A exposição encerra no dia 11 de Dezembro.

Também no dia 07 de Setembro, Sua Excelência o Ministro da Cultura de Portugal, Luís Filipe de Castro Mendes, em visita oficial ao Brasil, inaugura no Consulado Geral de Portugal em São Paulo a mostra “O Futuro Será uma Réplica”, que estará aberta ao público de 08 de Setembro a 11 de Dezembro. A exposição conta com obras e projetos desenvolvidos especialmente para o contexto pelos 5 artistas portugueses selecionados para participar na 32ª Bienal.

Durante a abertura da mostra, será apresentado oficialmente no Brasil o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia da Fundação EDP. Com a inauguração prevista para o próximo dia 5 de outubro em Lisboa, o novo edifício promete dar um novo impulso cultural e paisagístico à cidade.

No dia 08 de Setembro será inaugurada a exposição “Portugal Portugueses – Arte Contemporânea” no Museu AfroBrasil, que conta com 200 obras de mais de 40 artistas, e é considerada a maior exposição de arte portuguesa contemporânea já realizada no Brasil. A mostra fica em cartaz até o dia 08 de Janeiro de 2017.

Somam-se a estes eventos, mostras coletivas que contam com a participação de jovens artistas portugueses, como a Exposição RAID 8 (até 01 de Outubro na Galeria Raquel Arnaut) e a I e II Mostras do Programa de Exposições 2016 (até 30 de Outubro no Centro Cultural São Paulo), ambas com obras do artista Tiago Mestre.