Atribuição de Nacionalidade para filhos de portugueses

Se já tiver atualizado o estado civil de seus pais em Portugal (tendo feito todas as transcrições necessárias) e tendo certeza de não há divergência de dados entre as certidões, veja abaixo em qual das opções se encaixa: 

EVITE A DEVOLUÇÃO DE SEU PROCESSO:

Relembramos, mais uma vez, que se houver divergências de dados entre as certidões, o processo será devolvido. Por isso não insista em mandar documentos desatualizados, com erros ou em formato diferente do solicitado. Isso apenas irá desperdiçar o seu tempo e do Consulado. Siga rigorosamente as instruções do site e leia atentamente todas as certidões que vai nos enviar. Veja se não há erros. Todos os documentos são necessários, na forma solicitada.

⇒ OBSERVAÇÕES:

  • O processo de Nacionalidade somente gera o Registo de seu nascimento em Portugal, ou seja, se o requerente for Casado/Divorciado/Viúvo não irá constar essa informação no Assento Português. Assim que finalizado seu pedido de nacionalidade, se o estado civil do requerente não for Solteiro(a) providencie as transcrições acima, pois sem essas informações, os documentos como Cartão de Cidadão e Passaporte estarão com as informações desatualizadas, conforme seu assento português.
  • Não é possível executar simultaneamente o pedido de nacionalidade e os demais pedidos (transcrições, cartão de cidadão e passaporte). Assim sendo, quando o seu assento de nascimento for integrado, será informado para dar seguimento no pedido subsequente.
  • Os requerentes que por algum motivo prefiram dar entrada nos seus pedidos diretamente na Conservatória dos Registos Centrais, deverão procurar as instruções e demais informações, clicando aqui (ou ainda http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-da/). Neste caso,  devem seguir as instruções e requerimentos do site do Instituto dos Registos e Notariado.