Cartão de Cidadão – Características

Além do visual moderno, o cartão de cidadão traz as últimas inovações tecnológicas ligadas à informação e à segurança. O formato “smart card” confere praticidade no manuseio e o chip consegue englobar não apenas as informações de identificação pessoal, mas também os dados eleitorais, fiscais, previdenciários e sociais do utente.


BILHETE DE IDENTIDADE  / CARTÃO DE CONTRIBUINTE FISCAL


CARTÃO DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE  /  CARTÃO DE SEGURANÇA SOCIAL

Em termos de apresentação, o cartão exibe à frente os principais elementos de identificação civil, tais como número, nome, fotografia, assinatura, data de nascimento etc. No verso, informa a filiação do titular, os números de identificação dos órgãos governamentais englobados, além de leitura óptica e o chip.

O chip traz os certificados digitais (para autenticação e assinatura eletrônica), assim como todas as informações impressas do cartão físico, completada por outros dados como, por exemplo, a morada e o estado civil.

O cartão de cidadão tem validade de 5 anos. Deve ser renovado a partir de 6 meses antes de seu vencimento ou quando as informações nele contidas se tornarem desatualizadas.

Além disso, o cartão de cidadão permite acesso a vários serviços on-line, desde que introduzido num leitor de cartões conectado ao seu computador. Para ver alguns exemplos, clique sobre as imagens acima e poderá aceder aos respectivos serviços.

Para mais informações sobre as funcionalidades do cartão de cidadão, acesse www.cartaodecidadao.pt ou  www.portaldocidadao.pt.