Casal Gallas fecha trilogia sobre artes plásticas na História luso-brasileira

DO REINO UNIDO AO IMPÉRIO – SEIS ANOS DECISIVOS

HISTÓRIA – NEOCLÁSSICO – NUMISMÁTICA

ARQTO. ALFREDO O. G. GALLAS E ENG. FERNANDA DISPERATI GALLAS

Fernanda e Alfredo Gallas lançam seu sétimo livro que relata a História do Brasil no período de 1816 a 1822, no qual, no curto espaço de apenas seis anos, o país deixou de ser Colônia e se tornou o maior império da América.

Esta inédita transformação política teve como cenário a mutação arquitetônica e urbanística do Rio de Janeiro barroco em uma cidade neoclássica, iniciada com a vinda da Missão Artística Francesa, patrocinada por D. João VI. Esta transformação fez do Neoclássico a expressão estética do Império do Brasil.

Dos sete livros já editados pelos autores, este é o terceiro dedicado às artes plásticas no Brasil, completando assim a trilogia Barroco – Neoclássico – Art Nouveau/ Déco, expondo em grandes linhas o panorama das artes no Brasil desde o século XVIII, no período colonial, até o final do Segundo Governo Vargas, na década de 1950.

Como nos livros anteriores, mais uma vez os autores/editores se preocuparam em reapresentar fatos históricos importantes, os quais acabaram por ser esquecidos, ou diminuídos, pela ideologia ou nacionalismo exagerado da historiografia brasileira. Ressalta-se, sobretudo, o resgate com justiça da imagem de personagens de alta relevância, como é o caso de D. Maria I e de D. João VI, vindo de encontro aos esforços e objetivos do Consulado de Portugal.

Como os preconceitos são em grande parte motivados pela ignorância dos fatos, a narrativa é iniciada com um capítulo dedicado a um resumo histórico dos principais acontecimentos da vida da Família Real Portuguesa desde 1760, ano do casamento de D. Maria I com D. Pedro III, até 1816, ano em o Brasil foi elevado a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Para fixar estes fatos na lembrança dos leitores o texto é complementado por imagens dos componentes da Família Real, moedas e medalhas deste período, procurando assim materializar as lembranças abstratas por meio de imagens da realidade da época.

O segundo capítulo procura contextualizar o curto período de seis anos, de 1816 a 1822, ilustrando por imagens dos principais acontecimentos do período, como o Congresso de Viena, o qual acabou por determinar a elevação do Brasil a Reino Unido; o casamento do príncipe D. Pedro com uma herdeira Habsburg; a Aclamação de D. João VI no Brasil, e como esses fatos determinaram o retorno do rei a Lisboa, em 1821; a Independência do Brasil e suas consequências para o nosso país e para Portugal, iniciando uma contenda entre os irmãos Miguel e Pedro, que levariam a uma guerra e colocaria D. Maria II, uma princesa brasileira, no trono português. Ilustram também este capítulo a moeda mais importante da numária brasileira, a Peça da Coroação, e outras moedas que servem de exemplo de como o estilo Neoclássico se impôs como estilo oficial do império.

O terceiro capítulo apresenta o estilo Neoclássico na Europa e Estados Unidos, trazendo os exemplos mais marcantes para os autores. Entre os locais selecionados estão edifícios neoclássicos em Viena, Berlim, Budapeste, Praga e Copenhagen, os quais serviram de referencia para a escolha dos exemplos brasileiros.

O quarto e último capítulo apresenta os principais exemplos neoclássicos no Rio de Janeiro, no período do Segundo Império e início da República, contextualizado pela narração da transformação da antiga capital colonial em uma metrópole moderna. Para efeito de comparação, e motivado também pela especificidade do desenvolvimento de Manaus, no período do boom da borracha, o livro apresenta os principais exemplos de arquitetura da capital amazonense, construídos em sua belle époque, quando a cidade era conhecida como “a Paris dos trópicos”.

O livro tem o mesmo tamanho dos anteriores, 31×31 cm, 156 páginas, vasta bibliografia utilizada e agradecimentos aos que colaboraram para a sua realização. Este projeto, aprovado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura, foi possível pelo patrocínio do Banco Itaú-Unibanco, o qual também cedeu imagens de sua importantíssima coleção numismática. A apresentação do livro ficou a cargo do Cônsul Paulo Lourenço, o qual cedeu gentilmente a sede do Consulado Geral de Portugal em São Paulo para este lançamento. O projeto gráfico é do Collecta Estúdio, dos designers Erika Tani Azuma e Rodrigo Disperati.

Após o lançamento o livro estará à venda na Livraria Cultura e em outras casas do ramo além de poder ser adquirido diretamente dos autores, por meio de site:

www.gallasdisperati.com.br

Sobre os autores:

Alfredo O. G. Gallas é graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Com uma longa carreira de mais de 40 anos no Banco Itaú, onde foi superintendente de Racionalização, projetou e implantou o programa Itaú Galerias, que apresentou mais de dois mil artistas emergentes. Em uma segunda fase, já como diretor, projetou e dirigiu o Museu de Itaú Numismática, entre os anos 2000 e 2002, quando realizou dois congressos internacionais, com o objetivo de divulgar a numismática.

Fernanda Disperati Gallas é graduada em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie e pós-graduada em Gerenciamento de Empreendimentos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e em História da Arte na Faculdade Armando Álvares Penteado – FAAP. Entre 1993 e 1998 trabalhou como engenheira civil no Itaú Planejamento e Engenharia Ltda.

Após este período integrou o Itaú Cultural, tendo sido coordenadora do Itaú Numismática de 2001 a 2003.A parceria iniciada no Itaú transformou-se em casamento e gerou uma empresadedicada a projetos de livros sobre História, Arte, Numismática e Design – a Gallas & Disperati Serviços Empresariais Ltda. Desde então o casal tem escrito livros com uma abordagem bastante particular, garimpando pelo mundo imagens atuais e de época, fotografadas pelo casal e utilizadas em conjunto com a numismática, resultando em uma apresentação nova, não acadêmica, possível graças ao cuidado dos autores nas pesquisas e checagem de dados.

Fernanda e Alfredo Gallas são também autores dos livros “As Moedas Contam a História do Brasil”, de 2007; “A Casa da Moeda de São Paulo, a Primeira do Brasil, e os Meios de Pagamento emitidos nessa cidade”, de 2008; “O Brasil Holandês, a Família Nassau, Moedas e Medalhas”, de 2009; “O Barroco no Reinado de D. João V, Arquitetura, Moedas e Medalhas” e “Holandeses no Brasil – 100 Anos de Imigração Positiva”, ambos de 2012; e “Art Déco – Europa – Estados Unidos – Brasil”, lançado em 2013.

Serviço

Coquetel de lançamento do livro “Do Reino Unido ao Império – Seis Anos Decisivos”.

Autores: Fernanda e Alfredo Gallas.

Local: Consulado Geral de Portugal em São Paulo, à Rua Canadá, 324 – Jardim América.

Data: 9 de dezembro de 2014.

Horário: das 18 às 22 horas.

Manobristas no local.