Centro da Cultura Judaica homenageia Aristides de Sousa Mendes

Em abril, entre os dias 16 e 30, o Centro da Cultura Judaica apresenta o “Especial Yom Hashoá”, uma programação dedicada à memória das vítimas do Holocausto. Um dos destaques é a homenagem a Aristides de Sousa Mendes, que acontecerá não por acaso no dia 22 de abril, às 19:30h, com a veiculação do documentário “Aristides de Sousa Mendes”, de Diana Andriga.

Em parceria com o Consulado Geral de Portugal em São Paulo, o evento contará com as ilustres presenças do Cônsul-Geral de Portugal e da professora Anita Novinsky, livre docente pela Universidade de São Paulo, fundadora e presidente do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância.

Serão transmitidos também depoimentos da historiadora Margarida Ramalho e da arquiteta Luiza Pacheco – idealizadoras do museu virtual sobre Aristides – e de Maria do Carmo Vieira – diretora da Fundação Aristides de Sousa Mendes –, além das palavras emocionadas do neto do homenageado.

Conhecido como um dos “justos entre os justos”, Aristides de Sousa Mendes foi Cônsul de Portugal em Bordéus, na França, quando da invasão da Alemanha nazista, em 1940. Desobedecendo ordens superiores, concedeu vistos de entrada em Portugal a judeus refugiados do Holocausto, o que o tornou responsável direto por salvar milhares de vidas.

Serviço

Especial Yom Hashoá – Homenagem a Aristides de Sousa Mendes

Dia 22/04/2014 às 19:30h no Centro da Cultura Judaica, à Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré.

Idade: a partir de 12 anos

Capacidade: 296 pessoas

Duração: 120 minutos

Contribua doando 1 kg de alimento não perecível.