Certificado de Residência

► Qual a utilidade do certificado de residência?

Os cidadãos portugueses titulares de conta de emigrante devem, uma vez por ano, enviar à respectiva instituição bancária portuguesa um certificado de residência e, assim, comprovarem sua qualidade de emigrante.

► Como obtenho o certificado de residência?

Reúna os seguintes documentos:

  • Contas de água, luz e telefone;
  • Cópia da carteira de identidade de estrangeiro (RNE);
  • Cópia do último imposto de renda;
  • Cópia do requerimento;
  • Cópia do comprovante de pagamento;
  • Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário (preferencialmente sedex de plástico);

Envie os documentos acima para:

Consulado Geral de Portugal em São Paulo
“Certificado de Residência”
Rua Canadá, 324 – Jardim América
CEP 01436-000 – São Paulo – SP

► Como obtenho o requerimento e o boleto para certificado de residência?

Ao final desta página, clique para abrir o requerimento. Preencha-o e clique em <Enviar>, imprimindo a sua cópia. Emita o boleto bancário e pague-o em agência bancária ou via bankline. Tire uma cópia do comprovante. Confirmado o pagamento (em até 3 dias), o documento será enviado à sua residência.

O preço a ser pago pelo certificado de residência é [SERVICOCONSULAR=CERTIFICADORESIDENCIA].

Se o certificado de residência destinar-se ao recenseamento militar, ele é gratuito. Assim sendo, não pague o boleto, mas deixe claro ao enviar o pedido que é para para fins militares.

Atenção: cada envelope deve conter apenas um processo (documentos + um requerimento + um boleto). Se familiares ou amigos também desejam fazer algum pedido, devem fazê-lo em envelopes separados e individuais.

Clique aqui para obter o requerimento e o boleto.