Cine Lusco Fusco – sessão de Outubro

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo convida para a sessão de outubro do Cine Lusco Fusco na qual será exibido o documentário “As cidades e as trocas”, de Luísa Homem e Pedro Pinho.

SINOPSE

Em 2008, no limiar da crise econômica que se instalou logo na sequência, num arquipélago atlântico da África ocidental, a utilização intensiva de areia para construção de hotéis e resorts ameaça a existência das praias locais – a principal fonte de atração da florescente indústria turística. Ali ao lado, numa capital costeira em pleno deserto do Sahara, os homens de negócios agitam-se com a possibilidade de exportar o seu recurso mais abundante. Inicia-se então um triângulo comercial que se completa com a exploração de brita vulcânica e com a transferência maciça de solo de um lugar ao outro, através do oceano. O filme “As Cidades e as Trocas” (2014) procura fazer um registo silencioso da chegada de uma economia de escala, dos seus fluxos e dos seus efeitos na transformação da paisagem física e humana de uma ilha.

O documentário foi exibido em diversos festivais e salas do mundo todo, incluindo o DocLisboa, em Portugal; o FID Marseille – International Film Festival Marseille, na França; o Festival dei Popoli, na Italia e Art of The Real – Film Society of Lincoln Center, nos Estados Unidos.

SERVIÇO 

As Cidades e as Trocas (Entrada: Gratuita)
Duração: 138 minutos
Quando: 20 de outubro, sábado, às 16h00.
Onde: Consulado Geral de Portugal em São Paulo – Rua Canadá, 324 – Jardim América
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Er8h2ltnnvo

APOIO

Camões – Instituto da Cooperação e da Língua