Portugal representado no Festival Internacional de TV na OCA, FAAP, MAM, MIS E UNIBES Cultural, entre 9 e 15 de novembro
O melhor do conteúdo audiovisual multitelas produzido no Brasil e em mais 11 países será exibido em uma série de eventos gratuitos que reunem atrações para toda a família.
Serão exibidas produções nacionais criadas pelas principais produtoras e canais de TV do Brasil e de países como Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Colômbia, Equador, Espanha, França, Holanda, Reino Unido e Uruguai, produzidas para diferentes plataformas. São séries de ficção e não-ficção, documentários musicais, programas infantojuvenis de animação e live-action, documentários e webseries desenvolvidas originalmente para a TV (aberta e por assinatura), Internet e vídeo on demand. A inovação e a tecnologia serão debatidas com especialistas em encontros abertos ao público.
Mais de 60 empresas inscreveram seus programas que, após seleção de um júri especializado, vão participar das Mostra Brasil, Mostra Internacional, Mostra Comkids e Mostra Input. As exibições são gratuitas e acontecem nas salas de cinema das entidades apoiadoras do evento: OCA, MIS, MAM, FAAP e Unibes Cultural. O Telas Festival continua a parceria na curadoria internacional de alguns dos mais qualificados festivais do mundo, como o FIPA (França), Sunny Side (França) e HotDocs (Canadá), além da consultoria para a temática infantojuvenil do comKids.
A novidade deste ano é que a Spcine, Empresa de Cinema e do Audiovisual de São Paulo, assina a realização do Telas Festival com a Converge, empresa que há 20 anos promove o fórum audiovisual mais respeitado do país. Um dos trunfos da parceria é ter colocado a Oca, no Parque Ibirapuera, no centro do evento. A mediação foi feita pela Spcine junto ao Museu da Cidade, órgão da Secretaria Municipal de Cultura e gestor do espaço.
Para o diretor-presidente da Spcine, Alfredo Manevy, o festival é fundamental para consolidar São Paulo como cidade que articula as várias dimensões do audiovisual, da artística à econômica. O evento integra a agenda Novembro Audiovisual, criada pela empresa em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. “Creio que a cidade e o setor audiovisual podem ter no Telas uma praça de fruição, debates, celebração e negócios na área audiovisual. Faltava um espaço assim em São Paulo, e a Spcine desde o início vem fortalecendo todos os festivais e eventos que podem cumprir esse papel. O Telas vem somar mais um importante espaço junto aos outros”, declara.
Sobre a negociação da Oca como local de convergência da maior parte das atrações, enfatiza: “É um ícone arquitetônico da paisagem paulistana, um equipamento acessível, democrático e popular. O evento tem que se aproximar desse espírito”.
Segundo o diretor editorial do Telas Festival, André Mermelstein, “este evento nasceu ano passado como uma primeira tentativa de dar visibilidade a todo um conteúdo de qualidade que é produzido, e agora com a aquisição da Oca, além dos demais espaços parceiros, passará a ser uma referência nacional e internacional no reconhecimento destes talentos”.
Entre os debates paralelos do Telas Festival está o Fórum da Inovação que vai reunir na OCA especialistas, brasileiros e internacionais, nas novidades técnicas e de conteúdo na produção audiovisual. Será gratuito e aberto ao público. A FAAP também será palco de debates, com convidados célebres, sobre programas musicais (participam Charles Gavin, Jair Oliveira e Salim Mukaddam, da BBC) e culinários (com Henrique Fogaça, Carla Pernambuco, Rita Lobo, André Mifano e Pedro Benoliel).
Pré-estreias e a presença de atores e diretores nas exibições com o público
O Telas Festival também terá uma mostra especial com as pré-estreias de produções do Brasil e do Reino Unido, como os documentários Poema Sujo (de Silvio Tendler); Paixão, Suor e Graxa (da Lighthouse e ESPN) ; Deu Match! (da CINEGROUP); Mario Wallace Simonsen; o programa infantil Detetives do Prédio Azul (do Gloob), com a presença dos atores da nova temporada; Wild Japan (da BBC) ; e a animação infantil, Sara e o Pato (da BBC/CBeebies).
Diversos diretores internacionais já confirmaram presença e apresentarão seus filmes no festival. É o caso de John Bridcut (Karajan), um dos principais documentaristas do mundo da música clássica; Jeff Lieberman (The Amazing Nina Simone) e Haruko Konishi (Peace on the Tigris), que fez diversas visitas ao Iraque e mostra, no seu documentário, a situação do país anos após a invasão americana e a queda de Saddam Hussein.
O diretor Hamid Sardar virá a São Paulo para a exibição de seu documentário Taiga, vencedor do prêmio de melhor documentário do FIPA 2015, na França. Sardar vai comentar a experiência de registrar a migração anual dos povos nômades da Mongólia, um hábito que está sendo extinto pela modernização e industrialização do país. Alexander Oey, diretor de Pekka, também estará presente durante a exibição para comentar o caso de um estudante na Holanda que metralhou os colegas de escola, tema de seu documentário.
Atividades para as crianças na OCA
Diversas atrações foram preparadas para as crianças na OCA. Durante todo o evento, os fãs da série “Peixonauta” (TV Pinguim) poderão visitar uma exposição de 15 telas com cenas do longa-metragem, Peixonauta, O Filme, que tem estreia programada para o segundo semestre de 2016 em todo Brasil. Em primeira mão, será exibido o teaser inédito do filme em várias sessões no final de semana, dias 14 e 15. Carlos Filizola, Coordenador de Produção da TV PinGuim, dará oficina para o público infantil para ensinar quais são as etapas de produção de uma série animada, sábado e domingo, 14 e 15 de novembro, às 11h30 e às 14h30.
Sábado, dia 14 de novembro, às 10 horas, será realizada a pré-estreia da nova temporada da série Detetives do Prédio Azul (Conspiração / Gloob) que estreará no canal Gloob apenas em março de 2016. Os três atores detetives desta temporada – Pedro Henriques Motta, Anderson Lima e Letícia Pedro (personagens Pippo, Bento e Mila) – estarão presentes ao lado da autora da série Flavia Lins. Juntos eles vão conversar com os fãs e contar as novidades da nova temporada.
Domingo, dia 15 de novembro, às 10 horas, o destaque é a exibição da animação Sara e o Pato, série infantil premiada (na categoria animação pré-escolar no British Academy Film Awards de 2014), contéudo do CBeebies, o canal infantil da BBC, que tem grande audiência e prestigio entre as crianças do Reino Unido, Estados Unidos, Ásia, África, Europa e Austrália e alguns países da América Latina.
Domingo, dia 15 de novembro, às 12 horas, os palhaços Patati Patatá entretêm a criançada com um pocket show no terceiro andar do espaço.
Ciclo de Debates – Inovação e Criatividade – Na OCA
A partir do meio-dia de quarta, dia 11, o público poderá acompanhar debates sobre as últimas novidades técnicas e de conteúdo na produção audiovisual com especialistas brasileiros e internacionais. Entre os destaques está o especialista em transmedia francês Pierre Cattan; o roteirista e showrunner da série “Narcos” (Netflix) Chris Brancato; e o especialista norte-americano em realidade virtual David Mellor. Será gratuito e aberto ao público.
Quarta-feira, dia 11 de novembro, ao meio-dia- “Construção de produtos transmedia” é o tema da apresentação de Pierre Cattan, Diretor da Smallbang, uma das produtoras mais emblemáticas do transmedia francês. Cattan se destacou com o projeto “CinemaCity”, que propõe caminhadas interativas em Paris onde foram gravadas cenas de filmes clássicos.
Quarta-feira, dia 11 de novembro, às 14 horas– Palestra “Por que Hollywood está migrando para a TV? E depois?”, com apresentação de João Daniel Tikhomiroff (Mixer)
Quarta-feira, dia 11 de novembro, às 14 horas– Painel “Roteiro e propriedade intelectual no ambiente multiplataformas”. Painelistas: Chris Brancato (roteirista e showrunner, “Narcos”), Alfredo Barrios (roteirista e showrunner, “Burn Notice”), Beto Skubs (roteirista) e Ricardo Hofstetter (Associação dos Roteiristas).
Quarta-feira, dia 11 de novembro, às 17h15- Apresentação internacional “Inovações em realidade virtual”. Palestrantes: David Mellor (diretor de VR da Framestore, empresa norte-americana que desenvolveu mais de 15 projetos de realidade virtual nos últimos meses, incluindo ações para os filmes “Os Vingadores” e “Interstellar”) e Ricardo Laganaro (O2) ; Moderador: Tadeu Jungle (Academia de Filmes).
Quinta-feira, dia 12 de novembro, às 14 horas– Painel: “Novas tecnologias para novas narrativas”. Os painelistas Igor Kupstas (O2 Play), Ioram Fingerman (Hangar Filmes), Vitor Knijnik (Snack) e Marcelo Santos (Globo) vão falar sobre como as novas tecnologias podem enriquecer o audiovisual e mudar a forma de se elaborar narrativas
Atividades para todos os públicos na OCA
Para todo público interessado em televisão e outras mídias audiovisuais, a OCA terá várias opções de entretenimento, como uma exposição de figurinos e objetos de cena de séries novas, como O Grande Gonzalez, da Fox, e de programas da Band e TV Cultura.
Neste espaço de memória, as pessoas poderão navegar por cenas clássicas da TV nacional e internacional. Tendas munidas de monitores e tablets trarão cenas das produções em exibição no festival e outros conteúdos. Além disso, será montado um atelier aberto, com direito a exposições itinerantes e a um encontro entre profissionais das áreas de cenografia, figurino, objetos de cena, efeitos especiais e direção de arte.
Entre os dias 11 e 15 de novembro, acontece a Ilha de Tecnologia, espaço que vai abrigar ações como óculos de realidade virtual, games sobre mobilidade, voos de drones feitos com sucata e um quebra-cabeça com móveis feitos de papelão.
Também de 11 a 15 de novembro, a Oca recebe o Espaço Instituto Criar, onde a Escola de Formação em Cinema e Audiovisual vai expor os projetos Cine K’Rossa, uma carroça com equipamento de projeção de filmes; Cinecleta, um cinema móvel dentro de uma bike; e o Noiz Anima, uma mesa de animação feita com caixa de sapato e uma luz interna sobre a qual as crianças poderão desenhar e pintar. Sobre a última atividade, haverá um workshop no sábado, dia 14 de novembro, das 14h às 18h. Em todos os dias do evento, a partir das 18h30, os alunos do Instituto Criar falarão sobre processo criativo de seus filmes, que serão projetados nas duas primeiras ações.
O lado de fora da OCA também contará com atividades. Durante o evento, projeções darão vida à cúpula.
E no sábado, 14 de novembro, às 11 horas, no gramado do Parque do Ibirapuera, a produtora Hangar Filmes promoverá um workshop de drones para diretores, operadores de câmera e fotógrafos. Os grupos serão limitados a 10 pessoas, mas todos poderão acompanhar as filmadoras voadoras em ação.
Arena Web na OCA
Entre os dias 11 e 15 de novembro a OCA receberá a Arena Web, que reunirá algumas das principais estrelas da produção de vídeos para a internet em um bate-papo informal com o público. Responsáveis por canais com centenas de milhares de seguidores falarão sobre criação aliada ao entretenimento. A Fotozone será uma área especial para tirar fotos com as celebridades do YouTube e das redes sociais.
Confira a programação:
Quarta-feira, dia 11 de novembro, às 14h30– Bate-papo com Fernanda Soares do “OK!OK!”, considerado um dos maiores canais de notícias de celebridades do YouTube Brasil, com mais de 72 milhões de views e muita fofoca sobre o universo pop. Comandado por Fernanda Braz e um locutor misterioso, o canal tem a assinatura do “maior fofoqueiro do país”, Nelson Rubens.
Quarta-feira, dia 11 de novembro, às 17h30– Os responsáveis pelo canal “Cinema de Guerrilha” conversarão sobre tutoriais para produzir efeitos especiais a baixo custo, voltado para aqueles que querem produzir conteúdo audiovisual com qualidade.
Quinta-feira, dia 12 de novembro, às 17h30– O jornalista americano Seth Kugel, autor e personagem do famoso canal “Amigo Gringo”, falará sobre as dicas de roteiro que dá sobre Nova York e seus comentários comparando o jeito brasileiro com o do americano.
Sexta-feira, 13 de novembro, às 14h30– Daniel Pires contará os segredos do “Lenda Urbana”, primeiro canal com produção semanal de curtas de terror do YouTube.
Sexta-feira, 13 de novembro, às 17h30- Karen Jonz falará sobre seu canal oficial, o “Garagem de Unicórnio”. A tetracampeã mundial de skate feminino é influência para meninas que gostam da moda street.
Sábado, 14 de novembro, às 14h30- Pedro Afonso conta seu trabalho à frente do canal RezendeEvil, que já alcançou a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube. A partir dos gráficos do jogo Minecraft, ele constrói histórias que vão desde uma versão do programa de TV “The Walking Dead” a uma interpretação da Arca de Noé.
Sábado, 14 de novembro, às 17h30- Nelson Sheep, Pedro HMC e Felipe Abe apresentarão o canal “Põe Na Roda”, que aborda temas do universo gay de forma bem-humorada.
Domingo, 15 de novembro, às 14h30- o assunto será o “Canal das Bee”, que se manifesta contra o preconceito, a transfobia, a bifobia, a lesbofobia e o machismo.
Nos dias 11 e 15/11– Elcio Coronatto, do “Coronhada TV”, canal especializado em humor, gravará entrevistas e esquetes diretamente da Oca.
Nos dias 14 e 15/11, é a vez dos Viners ocuparem o espaço. As celebridades da rede social de vídeos curtos Fernando Escarião, Ana Carolina Said e José Oscar Tajra estarão no primeiro dia. E no segundo, Cacau Lemos, Reinaldo Montalvão e Becca Pires.
Sofá Gamer com os desenvolvedores brasileiros de jogos na OCA
Outro evento na OCA será o Spin – Sofá Gamer, espaço em que desenvolvedores independentes de games brasileiros se encontrarão para discutir Game Design e processo criativo. A cada dia, os desenvolvedores apresentarão seus melhores projetos e serão visitados por criadores de outras mídias, traçando paralelos entre as diferentes formas de produzir o audiovisual.
Confira a programação:
Na quarta-feira, 11 de novembro, às 15h30- a reunião será de Victor Leão, desenvolvedor do game: “Moira” (em que um mago se aventura por mundos fofos em gráficos do Gameboy clássico); Alexandre Ribeiro (desenvolvedor do game “Jelly Escape”, em que o usuário guia uma gelatina por labirintos de neon old-school); e Andre Asai (desenvolvedor do game “Headblaster”, que traz a realidade de um personagem que fica mais poderoso com o stress, mesmo aumentando o risco de sua morte).
Na quinta-feira, 12 de novembro, às 15h30- será a vez de Henrique Alonso (desenvolvedor do game “Ninjin Adventures”, uma aventura de um coelho ninja); Samira Almeida (desenvolvedora do game “Via Láctea”, um app book interativo de Olavo Bilac); e Fernando Angelo (desenvolvedor do game “Five Card Quest”, um RPG por turnos em que escolhas limitadas decidem o futuro de cada um) se encontrarem.
Na sexta-feira, 13 de novembro, às 15h30- o Sofá Gamer receberá Caio Ribeiro (desenvolvedor do game “Soul Gambler”, uma história em quadrinhos moldada pelas escolhas do jogador); Philip Mangione (desenvolvedor do game “My Night Job”, cujo objetivo é defender uma mansão mal-assombrada); e Lucas Mídio (desenvolvedor do game “Butt Sniffin Pugs”, em que cheirar o bumbum de um Pug faz com que o personagem consiga poderes diferentes).
No sábado, 14 de novembro, às 15h30- Tiago Moraes (desenvolvedor do game “Perônio”, jogo que mistura a sensação de óculos 3D e a da realidade aumentada para ajudar o personagem Perônio a decidir sua profissão); Amanda Sparks (desenvolvedora do game “Shade Forest”, em que uma drag Queen enfrenta inimigas numa floresta) vão se encontrar no sofá.
No domingo, 15 de novembro, às 15h30- será a vez de Helô Yoshioka (desenvolvedora do game “Vagalumia”, uma aventura poética e lisérgica com desenhos em aquarela); Raul Tabajara (desenvolvedor do game “Kaiju”, um jogo de realidade aumentada em que o jogador deve afastar monstros de uma usina nuclear); e Enric Llagostera (desenvolvedor do game “Bonsai Gardens”, em que o jogador deve cuidar de um jardim zen enquanto observa a interferência humana).
Debates sobre programação musical e gastronômica na TV reúnem, na FAAP, diretores, produtores e apresentadores em encontros abertos ao público
Quinta-feira, dia 12 de novembro, às 14 horas- o assunto é música no encontro de Charles Gavin (Canal Brasil), Salim Mukaddam (diretor de Conteúdo e Produção Musical da BBC Worldwide) e Jair Oliveira (S de Samba).
Sexta-feira, dia 13 de novembro, às 16 horas- o Telas Festival vai promover um encontro do público com seus chefs favoritos. Henrique Fogaça (TV Bandeirantes), Carla Pernambuco (Discovery), Rita Lobo (Panelinha / GNT), André Mifano (GNT) e Pedro Benoliel (Food Network) vão participar de um debate sobre gastronomia na TV.
Presença de diretores na exibição de importantes documentários em destaque na Unibes Cultural
A Unibes Cultural vai exibir os documentários The Amazing Nina Simone (EUA) , que terá a presença do diretor Jeff Lieberman na sessão e Taiga, premiada produção com a participação do diretor Hamid Sardar .
MIS exibe destaques da Mostra Brasil
No final de semana, sábado, dia 14, e domingo, dia 15, a programação do MIS (Museu da Imagem e do Som (MIS) apresentará destaques da Mostra Brasil a partir das 14 horas. Entre os destaques, estão as produções A vaga, Amor secreto, Amores Livres, Arquiteturas, Cantoras portuguesas; Clubversão, Grande Hotel; Inspiradores: Guti Fraga; O Estopim, Quem realmente somos, Retrovisor, Simulacrum Paecipitii e Sintonizah.
MAM exibe mostra Mini Input com os melhores programas do Input (International Public Television Screening Conference).
Quarta-feira, dia 11 de novembro, a partir das 10 horas, será realizado no auditório do MAM o Mini Input, uma exibição dos principais programas da seleção INPUT (conferência internacional de TVs de interesse público).
O evento vai exibir programas sobre diversas temáticas e diferentes linguagens do Chile, Coréia do Sul, Dinamarca, Israel, Japão, México, Rússia, Senegal, Suécia, Suíça e Taiwan. Especialistas e realizadores convidados vão debater sobre a qualidade da programação televisiva e suas potencialidades para fomentar a cultura, os valores sociais e os direitos humanos.
Em destaque está a exibição do documentário Our Colonial Hangover (Nossa Ressaca Colonial), da diretora holandesa Sunny Bergman, vencedora do prêmio de melhor trabalho do Japan Prize em 2015.
Cerimônia de abertura e de premiação para convidados
Domingo, dia 8 de novembro, às 19 horas, acontecerá na OCA a Cerimônia de Abertura (para convidados) com as presenças do prefeito Fernando Haddad, do secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki, do presidente da Spcine, Alfredo Manevy, e de diretores e produtores convidados.
Será exibido o programa inédito Condomínio Jacqueline (Coração da Selva / Fox) que estreará em 2016 no canal FOX.
Quinta-feira, dia 12 de novembro, às 19 horas, o Auditório do Ibirapuera sediará a Cerimônia de Premiação (também para convidados). Na ocasião, serão anunciados os programas, séries e documentários premiados segundo os votos de um júri especializado.
SERVIÇO
Telas – Festival Internacional de TV de São Paulo
Quando – 9 a 15 de novembro
Onde -FAAP – Rua Alagoas, 903 – Higienópolis;
OCA e MAM- Parque do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral,s/nº;
MIS- Avenida Europa, 158, Jardim Europa;
UNIBES Cultural- Rua Oscar Freire, 2500 – Pinheiros
Programação ATUALIZADA e informações: