Conforme tem vindo a ser anunciado, com a elevação do Consulado Honorário a Escritório Consular, têm vindo a ser promovidas algumas alterações no seu funcionamento, por forma a melhorar a eficiência dos serviços prestados aos utentes e a melhor equipar o serviço consular na baixada santista para o crescente aumento de demanda.
Assim, o Escritório Consular passará a fazer atendimento por agendamento prévio e recurso aos serviços de correio para envio de documentação. Como tal, fica a partir desta data suspenso o atendimento presencial sem marcação prévia.
Os utentes poderão realizar todos os seus pedidos no Escritório Consular de Portugal através dos canais apropriados, nomeadamente através do site do Consulado Geral de Portugal em São Paulo www.consuladoportugalsp.org.br
Basta seguir as indicações para solicitar o serviço que pretende, pagar os emolumentos e, nos casos de atendimento presencial (ex: cartão de cidadão, passaporte), escolher ser atendido em Santos.
Os pedidos de nacionalidade (ou de transcrições, entre outros) passam a ser realizados através do envio de documentação por correio. Os processos poderão ser acompanhados através do status do site, uma vez feito o registo. [Aproveitamos para relembrar que, devido à elevada procura, os pedidos de nacionalidade estão demorando mais do que anteriormente. Não existindo prazo legal para análise de um pedido de nacionalidade, solicitamos que todos os requerentes aguardem o seu processo ser concluído]
Toda a documentação que não necessite de ser entregue presencialmente ao utente para a conclusão de um processo será posteriormente remetida por correio ao seu titular.
Em caso de dúvidas poderão contactar-nos via o email: [email protected], ou pelos telefones: (13) 3223-6674 ou (13) 3223-1068. Para dúvidas genéricas sobre os serviços poderá igualmente ser utilizado: (11) 3084-1800.
O atendimento presencial sem marcação será reservado aos casos e aos pedidos que não sejam passíveis de solução pela via acima descrita.
Todas estas alterações visam criar uma maior celeridade no processamento de pedidos e, a médio prazo, garantir uma maior eficiência e capacidade de atendimento dos utentes, uma vez que todos os que se deslocarem ao Escritório Consular terão a certeza de ser atendidos em data e hora pré-determinada, com economia de tempo para o utente e melhor triagem.
Contamos com a melhor compreensão de todos os utentes para os eventuais incómodos que esta necessária transição possa criar.