Cônsul-geral de Portugal visita as cidades de Lorena e Taubaté

O cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, realizou na última semana visita oficial aos municípios de Lorena e Taubaté, no interior de São Paulo. Ele esteve reunido com os Prefeitos e Secretários de Desenvolvimento de ambas cidades, assim como associações comerciais e empresariais da região metropolitana do Vale da Paraíba.

Esses deslocamentos fazem parte das iniciativas do Consulado Geral em se aproximar das comunidades luso-brasileiras e da economia do interior paulista, aproveitando os contatos para estreitar relacionamento entre empresários, autoridades e instituições dos dois países e, assim, propiciar ações conjuntas e oportunidades de negócios em regiões além da capital paulista.

“As duas cidades estão estrategicamente alinhadas ao longo da área metropolitana do Vale da Paraíba, no eixo São Paulo – Rio de Janeiro – Minas Gerais, e assumiram recentemente posições de destaque na busca de captação de investimento. Com características e tamanhos bastantes diferenciados, ambas demonstraram ter espaço para parcerias bilaterais e para investimento recíproco”, conta Paulo Lourenço, que se fez acompanhar pelo Diretor da Agência de Investimento e Comércio Externo no Brasil, Carlos Moura.

Lorena se beneficia de sua proximidade com o estado do Rio de Janeiro e de suas vantagens logísticas. Além disso, espera poder capitalizar com o seu parque universitário e com incentivos fiscais concedidos para instalação de empresas, designadamente na área comercial e hoteleira.

Já Taubaté procura se estabelecer por meio do seu tradicional parque industrial automobilístico e da afirmação de um novo cluster aeronáutico. A cidade ainda tem significativa presença militar, de onde soube aproveitar os conhecimentos, incluindo o ensino da engenharia.