Cônsul Geral visita Jacareí

O Cônsul Geral deslocou-se esta semana a Jacareí para celebrar o aniversário da Santa Casa da Misericórdia, fundada em 1850 por iniciativa do médico e filantropo português Joaquim Moutinho dos Santos, onde foi recebido pelo Prefeito Izaías Santana e por representantes da Irmandade.

Para além do papel destacado de Moutinho dos Santos e de muitos outros portugueses na constituição destas pioneiras instituições de solidariedade social, as Santas Casas são ainda hoje um legado impressionante do que foi a primeira rede prestação de cuidados de saúde. O Cônsul Geral visitou também o Museu de Antropologia – Solar Gomes Leitão, que possui um expressivo acervo de “Paulistinhas”, imagens sacras e populares de pequeno porte em barro, produzidas por santeiros desde o séc. XVIII e provavelmente originários da região de Estremoz.

O Consulado Geral de Portugal agradece em especial ao Prefeito Izaías, à Dra. Ana Luiza do Patrocínio, Diretora de Património e à Dra. Maria Luiza Porto Melo pelo caloroso acolhimento e pelo carinho colocado no resgate da memória do Dr. Joaquim Moutinho dos Santos, bem como a Magela dos Santos pela sua dedicação ao universo das “paulistinhas”.

#jacareí #santascasas #paulistinhas #PortugalEmSampa

 

 

 

 

 

 

(créditos fotos: Cristina Reis)