Consulado de Portugal inaugura exposição da artista Gabriela Albergaria

EXPOSIÇÃO DA ARTISTA GABRIELA ALBERGARIA APRESENTA PROJETOS INÉDITOS QUE DIALOGAM COM PAISAGISMO DE BURLE MARX

“Terra Território” será exibida entre 31 de outubro e 5 de dezembro e terá entrada gratuita no Consulado Geral de Portugal em São Paulo

São Paulo, 5 de Outubro de 2015 – O Consulado Geral de Portugal em São Paulo irá inaugurar a exposição “Terra Território”, assinada pela artista portuguesa Gabriela Albergaria, conhecida por utilizar fotografia, desenho, instalação e escultura em seus projetos.

A exposição, que reúne obras inéditas da artista, discutirá questões como fronteira, deslocamento, território e pertencimento, além da relação que se estabelece entre o homem e a natureza. Os projetos foram elaborados a partir de um olhar atento e sensível ao Consulado de Portugal, desde o edifício até o jardim – projetado na década de 40 pelo renomado paisagista brasileiro Roberto Burle Marx.

Em uma série de desenhos, Gabriela analisa a adaptação de duas espécies de árvores em dois climas distintos: o paulista e o de Lisboa. A exposição também conta com duas intervenções site-specific: uma irá ocupar o muro do Consulado – elemento que delimita a fronteira entre o território brasileiro e português – com floreiras repletas de gerânios, remetendo às casas e edifícios residenciais de Portugal. Já a segunda é na piscina dos jardins do Consulado, onde flutuarão boias náuticas ancoradas por bolas de chumbo.

A exposição será inaugurada no dia 31 de outubro de 2015, entre 10h00 e 15h00, e contará com a presença de Gabriela Albergaria – que atualmente trabalha em Lisboa, Berlim e Nova York – no Consulado Geral de Portugal em São Paulo. A entrada para o público é gratuita. A exibição irá ocorrer até 5 de dezembro, de segunda à sexta-feira, das 10h00 às 17h00. Na data de encerramento, a artista lançará um livro obra desenvolvido especialmente para o projeto.

A iniciativa é mais uma ação do Consulado Geral de Portugal em São Paulo para apoiar e difundir a produção contemporânea portuguesa em artes visuais, sempre em diálogo com o contexto e os artistas brasileiros.

Sobre Gabriela Albergaria

Formada pela Faculdade de Belas-Artes no Porto (Portugal), foi artista com residência em Kunstlerhaus Bethanien e começou a expor regularmente a partir de 1990. Entre suas principais exposições estão: Fingidos, Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisboa, Portugal (2013); 1st Montevideo Biennal (2012/2013); Reverse Position (Invertir la Posicion), Galeria Wu, Lima, Perú (2012); Counting Seeds, Travessa da Ermida, Belém, Lisboa (2012); WAND, 102-100 Galeria de Arte Contemporânea, Castelo Branco, Portugal (2012); Paisajes Improbables, Galeria do Paço da Cultura, Guarda, Portugal (2012);Birdwatchers, Bitforms Gallery, New York. (2011/2012); Forking Paths, Vera Cortês Art Agency, Lisboa, Portugal (2011); e Térmico, exposição individual, Pavilhão Branco do Museu da Cidade, Lisboa, Portugal (2010).

SERVIÇO

Exposição “Terra Território” de Gabriela Albergaria | Curadoria: Isabella Lenzi

Data: 31 de Outubro a 5 de Dezembro de 2015* | Segunda à Sexta

Horário: 10h00 – 17h00 | Entrada Gratuita

Local: Sala Fernando Pessoa – Consulado Geral de Portugal em São Paulo

Endereço: Rua Canadá, 324 – Jardim América – São Paulo/SP – CEP: 01436-000

*Excepcionalmente em 05/12/2015 (Sábado), o Consulado Geral de Portugal estará aberto para lançamento do livro da artista Gabriela Albergaria, das 12h00 às 17h00.