Consulado Verde: sustentabilidade e eficiência energética na prática

Inserida das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, foi inaugurada, no último dia 14 de Junho, a primeira fase do projeto Consulado Verde. O lançamento, que teve lugar nas dependências do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, contou com a presença do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira, do Embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles e do Presidente da EDP Brasil, Miguel Setas.

O projeto Consulado Verde é fruto de uma iniciativa conjunta entre o Consulado Geral de Portugal em São Paulo e empresas portuguesas liderada pela EDP Brasil com o objetivo de fazer um pólo catalisador de acções práticas de eficiência energética, sustentabilidade e consciencialização ambiental. O sistema terá o apoio técnico da Universidade de S.Paulo.

O pontapé inicial aconteceu no final de 2013 quando a EDP Brasil realizou um diagnóstico de todas as demandas energéticas do Consulado, iniciando a substituição do material antigo. O projecto inclui a implementação de equipamentos de perfil tecnológico e sustentável, como o sistema de microgeração solar com 11 placas que geram energia correspondente ao consumo médio anual de uma residência. Outro exemplo foi o sistema Ready, que permite acionamento e controle remotos de todo o sistema elétrico através de computador, tablet ou smartphone. Tais inovações elevarão a eficiência energética do Consulado a custos sensivelmente menores.

Além das instalações em si, o projeto Consulado Verde inclui um espaço de Mobilidade Elétrica, onde está instalado um carregador elétrico de veículos, além de uma scooter e de três bicicletas elétricas. O espaço conta ainda com um bicicletário com capacidade para 10 “magrelas”.

O projecto completo deverá estar totalmente implementado no final deste ano.