Cresce o atendimento prestado pelas permanências consulares portuguesas no Brasil

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo inaugurou em Setembro de 2012, em Araraquara, as Permanências Consulares.

O projeto visa atender portugueses e descendentes que vivem e trabalham nas regiões mais distantes da capital de São Paulo, onde fica a sede do Consulado, diminuindo distâncias e os custos de viagem.

A Permanência Consular, uma espécie de Consulado móvel, poderá efetuar todos os serviços consulares como Cartão do Cidadão, Passaporte, Recenseamento Eleitoral e Registro Civil, entre outros.

O novo regime de permanências tem vindo a ser alargado a um número crescente de postos da rede consular portuguesa em todo o mundo, dando assim resposta, com reconhecido sucesso, às necessidades de uma comunidade portuguesa cada vez mais móvel e diversificada.

Desde o seu início, o Consulado Geral de Portugal em São já realizou 79 Permanências Consulares, foram atendidos mais de 2600 utentes e executados mais de 15.700 actos consulares. No passado ano, foram realizadas 26 Permanências Consulares e em comparação ao ano de 2014, houve um aumento de 9% nas receitas consulares daí resultantes.

O Brasil foi o primeiro país – entre 17 países onde são realizadas as permanências – em número de actos consulares praticados. Em 2015 foram visitadas 112 cidades no mundo.

O calendário das próximas Permanências Consulares em S.Paulo e Mato Grosso do Sul pode ser consultado no site do Consulado Geral:

http://consuladoportugalsp.org.br/permanencias-consulares/