Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura é comemorado anualmente em 5 de maio entre os países lusófonos.

Esta data celebra a importância cultura e histórica da língua portuguesa para toda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Durante esta data, os países que formam a CPLP promovem eventos especiais na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

No Brasil, o idioma portuguesa também é celebrado durante o Dia Nacional da Língua Portuguesa, em 5 de novembro. Esta data foi instituída no país através do decreto de lei nº 11.310/2006

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPCLP) terá uma programação diversa e completamente gratuita, centrada na Estação da Luz, em São Paulo.

4 de maio

Contrasom – Instalação sonora (dia inteiro). Ativação da obra com artista às 15h

Microrroteiros da cidade – 11h às 17h

Contando e cantando grandes autores brasileiros – Grupo 59 de Teatro – 12h às 14h

Palavreando – Tânia Reis, Daniela Mota e Vitor Meneghetti  – 17h

Show Caju e Castanha – 18h às 19h

Linhas Cruzadas – Projeção Mapeada interativa– 18h

5 de maio

Contrasom – Instalação sonora (dia inteiro). Ativação da obra com artista às 15h

Microrroteiros da cidade –  11h às 17h

Contando e cantando grandes autores brasileiros – Grupo 59 de Teatro – 12h às 14h

Palavreando – Tânia Reis, Daniela Mota e Vitor Meneghetti  – 17h

Encontro com a música e a poesia – Sarau do Binho – 18h

Mesa redonda “A Literatura ou me mata ou me dá o que peço dela” – Ana Flávia Magalhães Pinto (UNB/Unicamp) e Augusto Massi (USP), com moderação de Joselia Aguiar. Apresentado pela Flip, com o apoio da EDP e do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, o encontro é dedicado a Lima Barreta, que será o homenageado da 15ª edição do certame literário. – 17h às 20h, no Consulado Geral de Portugal (Rua Canadá, 324, Jd. América); RSVP: 11 3084-1859/ [email protected]

6 de maio

Contrasom – Instalação sonora (dia inteiro). Ativação da obra com artista às 15h

Microrroteiros da cidade – 11h às 17h

Bate-Papo “Escrever a cidade”  – 11h

Palavreando – Tânia Reis, Daniela Mota e Vitor Meneghetti  – 12h

Contando e cantando grandes autores brasileiros – Grupo 59 de Teatro – 12h às 14h

ABC do Som – DJ Paulão – 16h

SAIBA MAIS SOBRE A PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Contrasom – Instalação Sonora com André Damião

Conhecemos bem a experiência da visão na contraluz, ver algo de um ponto oposto àquele em que a luz incide. Na instalação sonora montada na Estação da Luz, André Damião propõe uma perspectiva sobre o som e a palavra em um espaço oposto ao qual os sons do cotidiano da estação incidem; ouvir o som dos trens, dos passantes, dos avisos em contrasom. Intervenções acontecerão por meio de performances, e a instalação será alimentada por elementos do espaço.

Local: Passadiço entre as ruas Mauá e Praça da Luz

Microrroteiros da cidade com Laura Guimarães

Microrroteiros são pequenas histórias escritas por Laura Guimarães e coladas nas ruas na forma de lambe-lambes coloridos, que descrevem cenas inspiradas no cotidiano das cidades e acontecimentos da vida diária. A proposta é estimular a imaginação de repente, no meio do caminho.

O público da Estação da Luz será convidado a ler e imaginar microrroteiros e, a partir daí, criar suas próprias histórias em lambe-lambes, para que sejam inseridas nos painéis dispostos em frente à Estação da Luz. Como um grande painel coletivo, formado de distintas histórias de diferentes pessoas. O objetivo é trazer à tona a criatividade e, principalmente, despertar esse olhar que observa o entorno, que reconhece as histórias que acontecem o tempo todo à nossa volta, que se reconhece na história do outro.

Local: Saguão e andaimes da parte externa.

Show Caju e Castanha

Não existe no Brasil uma dupla como Caju e Castanha. Eles fazem embolada de improviso, em qualquer situação, e transitam entre todos os públicos. Há quarenta e dois anos , Caju e  Castanha estão na estrada, nas praças, nos palcos do Brasil e do mundo, fazendo a autêntica cultura popular nordestina e brasileira. Ecléticos, contagiam todo tipo de plateia, seja nas praças do Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo. Nesta apresentação, eles mostrarão um pouco de seu repertório e convidarão o público a participar também.

Local: Saguão

Encontro com a música e a poesia – Sarau do Binho

O Sarau do Binho acontece há mais de 15 anos na Zona Sul de SP. É um encontro de pessoas ligadas às várias linguagens culturais – poetas, artistas plásticos, músicos, cineastas, fotógrafos, atores, entre outros – realizando vários projetos voltados ao incentivo à leitura, à criatividade e a uma consciência crítica. Para essa ocupação o Sarau do Binho traz textos, música e poesia e, com o microfone aberto, convida o público da estação a participar.

Local: Saguão

Bate-Papo – Escrever a cidade, com Roberto Taddei e Joca Terron

Os escritores paulistanos Roberto Taddei e Joca Terron, autores de livros como “Existe e está aqui e então acaba” e “Noite dentro da noite”, respectivamente, propõem um bate-papo sobre como a cidade é representada no trabalho de alguns escritores contemporâneos. A conversa se inicia no saguão da Estação da Luz e segue pelo bairro do Bom Retiro, finalizando na Casa do Povo. Os participantes poderão utilizar fones de ouvido durante o bate-papo.

Local: Saguão da Estação da Luz, deriva pelo bairro do Bom Retiro e termina na Casa do Povo.

Linhas Cruzadas – Projeção Mapeada com Lina Lopes

A partir de uma mesa com livros abertos e frases escritas com tinta condutiva, o público será convidado a interagir com projeções de grandes dimensões dentro da Estação da Luz. As pessoas tocam as frases nos livros e elas aparecem nas projeções, ecoando e fluindo pelo espaço. As frases foram colhidas da paisagem urbana da cidade como “mais amor por favor” e “trago seu amor de volta em 3 dias”. A ação será comandada pela artista e designer em mídia digitais Lina Lopes, que atua com projetos de vídeo mapping, interatividade e luminotécnica.

Local: Plataforma de embarque.

Contando e cantando grandes autores brasileiros – Grupo 59 de Teatro

O Grupo 59 de Teatro encena trechos das obras “Histórias de Alexandre”, de Graciliano Ramos, e “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado.  As cenas buscam uma forma de comunicação com os espectadores por meio de um jogo-brincadeira de contação de histórias, apoiado na palavra e no trabalho corporal dos atores, para tecer uma colcha de retalhos onde contar, cantar e dramatizar entrecruzam-se e criam uma poética própria. A apresentação faz parte de um projeto de pesquisa realizado pelo Grupo 59 que tem como objetivo levar ao palco obras de grandes autores de língua portuguesa direcionadas ao público infanto-juvenil, preservando o texto original e colaborando para a difusão da nossa cultura literária.

Local: Saguão e outros espaços da estação.

ABC do Som –  com DJ Paulão

No encerramento das celebrações pelo Dia Internacional da Língua Portuguesa, o set do DJ Paulão traz a mistura que caracteriza a língua, com músicas de vários lugares do Brasil, Portugal e África, em diferentes ritmos, cantadas por falantes de português ou estrangeiros, combinando música e poesia.

Local : Saguão

Tania Reis

Atriz portuguesa residente em São Paulo, Tania Reis começou a atuar aos 7 anos na Companhia do Porto, Seiva Trupe, e participou de inúmeras montagens em Portugal e no Brasil. Em 2012 fundou a Companhia “as de fora”, que pesquisa a transposição da prosa para o palco. Em sua performance “Palavreando”, ela e os atores brasileiros Daniela Mota e Vitor Meneghetti adentram no universo da Prosa e Poesia de três autores: o português Fernando Pessoa, o moçambicano Mia Couto e o angolano José Eduardo Agualusa.

Local: Saguão.