Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em São Paulo

Por ocasião das comemorações do 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, aconteceu nos dias 10 e 11 de Junho a visita oficial do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa. As comemorações desse ano começaram no Porto, em Portugal, na manhã de dia 10, seguiram para São Paulo nessa mesma noite e terminaram no Rio de Janeiro, no dia 11.

A comitiva oficial teve ainda a presença do Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, do Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral e de vários deputados e outras autoridades portuguesas.

No dia 10, Sua Excelência o Presidente da República marcou presença no concerto da fadista Gisela João, no Theatro Municipal – integrado na programação do Experimenta Portugal’17 -, onde confraternizou com a comunidade luso-brasileira de São Paulo. Na ocasião, estiveram presentes o Prefeito João Dória, e diversos secretários Estaduais e Municipais, bem como o corpo consular de São Paulo. O evento teve o ator Ricardo Pereira como mestre de cerimônias e contou com a apresentação de um vídeo sobre a relação entre Portugal e o Brasil, preparado especialmente para a celebração.

Na manhã de dia 11, a comitiva portuguesa se deslocou ao Consulado Geral de Portugal, onde se encontrou com o Governador Geraldo Alckmin, para uma visita à Exposição “Tempo: ilusão imprecisa”, uma mostra das obras do poeta Ernesto de Melo e Castro, organizada em conjunto com a Fundação Serralves, e que foi oficialmente inaugurada nessa tarde, na Sala Fernando Pessoa. Na ocasião, o artista português foi condecorado pelo Presidente da República com a Ordem do Infante D.Henrique.

Ainda no Consulado Geral, foi assinado acordo de cooperação para a recuperação do Museu da Língua Portuguesa entre o Governo do Estado de São Paulo, representado pelo Secretário Estadual da Cultura, José Luiz Penna, o Instituto Camões, representado pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, e a Fundação Roberto Marinho, representada por Hugo Barreto, seu secretário-geral. A parceria reúne apoio para a recuperação, divulgação, intercâmbio de informações e exposições conjuntas.

Seguidamente, a comitiva luso-brasileira partiu para a Diretoria de Ensino Centro Oeste, no Sumaré, onde foram assinados o termo de cessão (pelo Governador) e o protocolo de intenções que permitiram a construção da futura Escola Portuguesa de São Paulo naquele local. O Secretário Estadual da Educação, José Renato Nalini, foi o anfitrião e assinou o protocolo em conjunto com o Ministro da Educação de Portugal. A Escola permitirá concretizar um sonho antigo da comunidade luso-brasileira desta cidade, criando uma instituição de ensino portuguesa naquela que é a maior cidade da lusofonia no mundo.

No final dessa manhã, a comitiva partiu para o Rio de Janeiro, onde as celebrações do Dia de Portugal continuaram, tendo o Primeiro-ministro aproveitado para realizar a deslocação abordo do KC-390, da Embraer, um avião militar brasileiro produzido em cooperação com Portugal.