ENEM já é aceite pelas Universidades de Coimbra, do Algarve e da Beira Interior

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2014 podem concorrer a vagas nas universidades portuguesas de Coimbra, do Algarve e da Beira Interior.

Os cursos são particulares e, além da mensalidade, o estudante também deve arcar também com as despesas de moradia e alimentação em Portugal. Para saber os custos das mensalidades, sugerimos que consulte directamente o site das respectivas universidades.

Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas do mundo e foi fundada em 1290, pelo rei D. Dinis I, sendo uma referência na Europa. Em 2013, recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.

Os interessados na Universidade de Coimbra, devem fazer a sua inscrição até 31 de Março através do site, apresentando o resultado do ENEM e o certificado de conclusão do ensino médio. Esta já é a segunda fase de inscrição, cujos resultados serão divulgados em 13 de Abril.

A nota mínima para o ingresso na Universidade de Coimbra de 600 pontos no exame, com pesos diferentes em cada área de avaliação.

Haverá ainda uma terceira fase de inscrições, de 13 de junho a 13 de julho próximo.

Para fazer a sua inscrição acesse www.uc.pt/brasil

Universidade do Algarve

Os estudantes brasileiros interessados da Universidade de Algarve podem usar a pontuação do ENEM de 2014 e também dos anos de 2012 e 2013.

A primeira fase de candidaturas será aberta em 2 de Março, devendo o interessado preencher um formulário de pré-candidatura disponível no site da universidade. Mas haverão outras duas fases futuramente.

O site da Universidade do Algarve é www.ualg.pt

Universidade da Beira Interior

A universidade da Beira Inteiror também já aceita as notas do ENEM para o acesso aos seus cursos de graduação.

As fases de inscrição são:
1ª fase: 9 de fevereiro a 27 de março 2015
Divulgação de resultados: 2 de abril

2ª fase: 4 de maio a 1 de julho de 2015
Divulgação de resultados: 9 de julho de 2015

3ª fase: 6 de julho a 21 de agosto de 2015
Divulgação de resultados: 28 de agosto de 2015

O site da Universidade da Beira Interior é http://brasil.ubi.pt/