Escuta à procura de som

No dia 13 de abril, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo inaugurou a exposição coletiva “Escuta à procura de som”. A mostra, com curadoria de Isabella Lenzi, reúne as artistas brasileiras Carolina Cordeiro e Laura Belém e os portugueses Diogo Bolota e Rui Dias Monteiro (atualmente em residência em São Paulo) e ficará patente nas instalações do Consulado Geral até o dia 18 de maio.

“Escuta à procura de som” retira seu título do poema “Viver”, de Carlos Drummond de Andrade. Construída de maneira coletiva, a mostra resulta de uma troca constante entre os artistas e de um olhar atento ao contexto que abriga o projeto. As obras, produzidas para a ocasião, dialogam com a arquitetura, a história e a condição do Consulado Geral.

A partir de distintas abordagens e linguagens, os artistas problematizam a complexa relação entre os dois países – no passado e presente – e propõem uma reflexão crítica sobre a realidade atual do Brasil e o contato do indivíduo com o meio ambiente. Seus gestos e propostas transbordam o espaço expositivo da instituição e ocupam também os jardins desenhados por Roberto Burle Marx nos anos 1940.

Serviço – Escuta à procura de som – coletiva

Abertura: 13 de abril de 2019, das 11h às 16h

Visitação: 15 de abril a 18 de maio, segunda a sábado, das 10h às 18h

Entrada: Gratuita

Onde: Rua Canadá, 324 – Jardim América – São Paulo

Realização: Consulado Geral de Portugal em São Paulo – Cônsul Geral Paulo Nascimento

Artistas: Carolina Cordeiro, Diogo Bolota, Laura Belém e  Rui Dias Monteiro

Curadoria: Isabella Lenzi