Evento em SP promove diálogo sobre os novos rumos da arte contemporânea

NOVOS RUMOS DA ARTE CONTEMPORÂNEA SÃO O TEMA DO INTELIGÊNCIAPONTOCOM DE SETEMBRO

Evento acontece no Teatro do Sesi-SP, às 20h. Projeto tem o objetivo de disseminar conhecimentos de forma clara sobre diversos temas da atualidade. A entrada é gratuita.

No dia 22 de setembro, às 20h, o InteligênciaPontoCom irá abordar a nova conjuntura da arte contemporânea e suas relações com as transformações socioculturais da atualidade. Ainda dentro do tema, será discutido o papel da arte como forma de identidade cultural e instrumento social, bem como os dilemas atuais enfrentados pelos artistas. Outro ponto a ser discutido é a nova geografia do mundo das artes e como isso se manifesta nas produções artísticas diversas.

Promovem o debate o professor e curador português Alexandre Melo, e os artistas brasileiros Paulo Climachauska e Vicente de Mello. O bate-papo acontece no Teatro do Sesi – São Paulo, no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, na avenida Paulista. O evento tem entrada gratuita e também pode ser acompanhado por transmissão online no site www.sesisp.org.br/transmissao-online.

O projeto de debates InteligênciaPontoCom aborda temas de diferentes áreas do saber com o objetivo de promover e aprimorar as trocas de conhecimento de forma clara e eficaz. Acontece no formato de um bate-papo descontraído entre grandes nomes dos mais variados temas da cultura nacional e o público. Mensalmente, grandes expoentes da música, cinema, teatro, literatura, artes plásticas e outras manifestações artísticas conversam com o público presencial e on-line, em uma conversa informal no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, na Avenida Paulista.

Sobre os participantes:

Alexandre Melo:

Assessor cultural do Primeiro-Ministro de Portugal, estudioso de diversas áreas do conhecimento, desde economia até sociologia. Professor, curador e escritor, Melo também é colaborador regular da revista Artforum (NY), e já assinou diversos programas de rádio e televisão dedicados a arte e a cultura, além de documentários dedicados a artistas portugueses contemporâneos.

Paulo Climachauska:

Formado em História e Arqueologia pela USP, Climachauska se interessa por economia e arquitetura, o que se reflete na sua escolha pela utilização de contas de subtração para delinear espaços, dialogando com a arte construtiva brasileira. Em suas mais recentes obras, ele aborda a sociedade de consumo, trabalhando com espaços imaginários e também questionando os sistemas de classificação sociais.

Vicente de Mello:

Detentor de um Prêmio Brasília de Artes Visuais, do Museu de Arte Moderna de Brasília, o fotógrafo e publicitário carioca Vicente de Mello é responsável pelo setor de documentação fotográfica das exposições da Coleção Gilberto Chateaubriand que integram o acervo do MAM/RJ. Na década de 1990, atua como assistente fotográfico e direciona sua atividade profissional para a área de reprodução de obras de arte.

Serviço:

InteligênciaPontoCom – com Alexandre Melo, Paulo Climachauska e Vicente de Mello.

Data e horário: 22 de setembro (segunda-feira), às 20h, com entrada gratuita.

Local: Teatro Sesi-SP, no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso – Av. Paulista, 1.313 – São Paulo –SP

Capacidade: 456 lugares

Duração: 90 minutos

Recomendação etária: Livre

Entrada franca – Reservas antecipadas pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi, a partir do dia 10 de setembro

Informações: (11) 3146-7405 / 7406

Assessoria de Imprensa

SESI-SP e SENAI-SP / FIESP www.sesisp.org.br e www.sp.senai.br

Jornalistas: Rosângela Gallardo e Danusa Etcheverria

Apoio de atendimento: Raisa Scandovieri

E-mail: [email protected] e [email protected]

Tel.: (11) 3146-7703 / 7702 / 7706

Visite o site do SESI Cultural: www.sesisp.org.br/cultura