Evento multimídia traz a SP músicas e belezas de Portugal

Concerto multimídia apresenta música tradicional de dez regiões de Portugal em São Paulo

“Tocando Portugal – Recital quase um Doc” é o nome do concerto multimídia concebido e interpretado pelo “Rumos Ensemble”, que passará este mês por Santo André (13), São Paulo (16) e Santos (17). O projeto inovador reúne uma seleção de música tradicional de dez regiões portuguesas, arranjadas para trio de violino, clarinete e piano; a projeção de filmes inéditos de cada região, evocando a beleza e riqueza natural e arquitetônica do país e, ainda, depoimentos de personalidades importantes da cultura portuguesa, tais como António Victorino d’Almeida, Rosa Mota, Janita Salomé, Carlos Alberto Moniz; Graça Morais, Lídia Jorge, Vânia Fernandes ou João Malheiro.

Com apoio do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, e como parte das comemorações do Dia da Comunidade Luso-Brasileira, o concerto é apresentado em São Paulo dia 16 de abril, às 20h30, no Museu da Imagem e do Som, com entrada franca e contará com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário. No dia 17 de abril, estará no Centro Cultural Português de Santos, no litoral paulista.

A singularidade do recital é que reúne três músicos eruditos com carreiras internacionais assinaladas nos quatro continentes, numa forma de mostrar o patrimônio musical tradicional português com uma energia renovadora, contemporânea, porém acessível a todos os tipos de público, do mais erudito ao mais popular.