Experimenta Portugal´18

Já em sua quarta edição, o Experimenta Portugal voltou a alargar sua programação, iniciando em Maio, com as comemorações do Dia Internacional da Língua Portuguesa (05 de maio), e estendendo-se, a partir daí, até final de Julho, com mais de quinze atrações abertas ao público paulista, em diversos espaços culturais espalhados pela maior cidade lusófona do mundo. Concertos, cinema, desporto, gastronomia – em 2018 todo o Portugal marca presença em S.Paulo.

Estas atividades ilustram o momento único de conexão e colaboração que São Paulo e Portugal estão vivendo, no qual as fronteiras da história foram complementadas por um diálogo vivo, criativo e renovado, nas mais diversas áreas: música, cultura e criação artística, tecnologia, economia, gastronomia, design, dentre tantas outras.

A abertura oficial foi no dia 4 de maio, com um seminário sobre o filósofo e escritor português Agostinho da Silva, no SESC Bom Retiro. A 5 de maio, Dia Internacional da Língua Portuguesa, o Consulado abriu outra mesa redonda sobre as relações da escritora Hilda Hilst com Portugal (em parceria com a Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP). Ainda no dia 5, com o apoio da Embaixada de Portugal e a EDP, Gilberto Gil e Carminho se apresentaram na Sala São Paulo com o Concerto Letras de Luz.

A programação desse mês incluiu ainda o Prove Portugal, o Cine Lusco Fusco, e o 1º Festival Luso Brasileiro de Comédia.

No dia 10 de Junho, para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Consulado abriu as portas para o hasteamento da bandeira nacional. E à tarde houve uma apresentação do rapper Vinicius Terra, na Unibes Cultural. O evento principal, contudo, ficou para dia 16, com a apresentação de Miguel Araújo e Marcelo Jeneci na Sala São Paulo.

O mês de Junho tem também filmes lusos no Ciclo de Cinema SP Cine; o Vinhos de Portugal no Shopping JK Iguatemi; o concerto do grupo português Senza; a apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica em diálogo criativo com o artista plástico português João Alexandrino, no Memorial da América Latina; quatro exposições portuguesas na Linha Amarela do Metrô; e a abertura da exposição Design Especial Irmãos Campana, no Consulado Geral, e traz peças especialmente desenvolvidas em cortiça portuguesa pelos renomados artistas brasileiros.

A programação do Experimenta inclui ainda diversas parcerias com as autoridades municipais e estaduais de S.Paulo, que possibilitam o desenvolvimento de ações como a inauguração na Lapa de obra do artista plástico Bordalo II (conhecido por suas obras a partir do lixo e materiais descartados); a entrega dos prêmios do Concurso “PortugaleEu” (lançado aos estudantes da rede pública paulista); e a realização da Corrida de Portugal, no dia 22 de julho, no Parque do Trote.