Exposições portuguesas no metrô de São Paulo

A Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo ganhou um toque português. Entre os dias 1º e 29 de junho, quatro estações da linha operada pela ViaQuatro ganharam exposições sobre Portugal. A ação faz parte do Experimenta Portugal ’18, iniciativa do Consulado Geral de Portugal em São Paulo para promover o intercâmbio cultural com o Brasil, as exposições são do acervo do Instituto Camões.

A estação Luz recebeu, na área transferência, a exposição Potencial Econômico da Língua Portuguesa, que aborda a quarta língua mais falada do planeta como importante ponto de ligação entre 250 milhões de pessoas, ou seja, 3,7% da população mundial.

Na estação Paulista, o mezanino recebe a mostra Construtores do Brasil recorda o período das grandes navegações, com elementos que remetam à descoberta do Brasil e ao legado cultural lusitano.

A estação Fradique Coutinho traz uma mostra sobre um dos símbolos de Portugal: o azulejo. A exposição Azulejo Português: Diálogos Contemporâneos traz as origens e reflete o encontro de culturas e civilizações que ultrapassam o espaço geográfico de Portugal, incorporando, inclusive, novidades trazidas do Brasil.

Por fim, a estação Faria Lima recebe a exposição Cinema Português, que resgata os mais de cem anos da produção cinematográfica lusa, desde a era do cinema mudo até os diretores contemporâneos como Pedro Costa, Miguel Gomes, João Pedro Rodrigues, Teresa Villaverde, entre outros.