Fernando Durão – A Mágica da Mobilidade

              

      Fernando Durão promove um novo olhar sobre a mobilidade da arte durante exposição em São Paulo

      Mostra desafia a criatividade de mais de 150 artistas brasileiros e portugueses em torno de um objeto: uma embalagem antiga de filme Polaroid
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo recebe entre os dias 05 a 15 de junho a exposição “A Mágica da Mobilidade” – criação e curadoria do artista plástico português Fernando Durão. A mostra é gratuita e aberta ao público, de segunda a sábado, das 12h às 16h. O trabalho faz parte das comemorações do Ano de Portugal no Brasil.
A ideia da exposição surgiu do olhar de Durão para a produção de outros artistas e para a necessidade e a dificuldade em se transportar obras de arte. “Foi na mobilidade que encontrei a contemporaneidade para criar essa mostra”, conta. Para sua realização, foram convidados mais de 150 artistas plásticos, entre os mais renomados do Brasil e alguns de Portugal, que aceitaram o desafio de criar obras em pequeno formato de 7,5 cm X 10 cm, cujo suporte oferecido foi uma embalagem de filme utilizado no passado por câmeras Polaroid.
“O resultado destas obras apresenta também novos conceitos sobre a compreensão de técnicas, do suporte trabalhado adequado a dimensões e aspectos nunca antes revelados pelos próprios artistas”, explica Durão. Desta forma, será possível verificar durante a mostra todo o tipo de arte como pinturas, desenhos, aquarelas, gravuras, colagens, digigrafias, fotografias entre outras.
Para a mobilidade da exposição, que segue depois para Brasília, as obras são acomodadas em uma mala de viagem com dupla função: guardar e facilitar o transporte. Essa mala também será exibida como parte do conceito da mostra.
“A Mágica da Mobilidade” será realizada no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, com patrocínio do Banco Millennium BCP e do Instituto Camões-Centro Cultural Português.

Entrada Franca
Data:
05 a 15 de junho
Horário: 12h às 16h – segunda a sábado

Local: Sala Camões, Consulado Geral de Portugal em São Paulo
Endereço: Rua Canadá, 324 – Jardim América