Melhorar os recursos humanos brasileiros envolvidos no Mundial de Futebol 2014 e nos Jogos Olímpicos 2016, que se realizam no Brasil, é o objetivo do acordo para formação de jovens brasileiros em Portugal assinado em São Paulo, pelo secretário de Estado do Turismo de Portugal, Adolfo Mesquita Nunes, e pelo ministro de Estado e Turismo do Brasil, Gastão Dias Vieira.
Neste contexto, alunos de universidades e escolas politécnicas brasileiras vão poder frequentar em Portugal, até ao final de 2014, diversas ações de formação nas vertentes do Turismo e Hospitality. O primeiro módulo deste programa durará dois meses – de 2 de dezembro de 2013 a 31 de janeiro de 2014 – e será ministrado na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, pertencente à rede de escolas do Turismo de Portugal.
Este serviço de formação especializada, prestado pelas Escolas de Hotelaria e Turismo, é financeiramente suportado pelo Ministério do Turismo do Brasil, ao qual cabe a seleção e o envio dos estudantes brasileiros, bem como todos os custos relativos a transporte aéreo internacional, alojamento, alimentação, deslocações internas em Portugal e despesas com material usado nas aulas. O Turismo de Portugal garantirá a colocação dos alunos nos cursos e facilitará a sua permanência em território português durante a sua vigência.
Os jovens selecionados para o programa de intercâmbio embarcaram juntos, em Brasília, rumo a Portugal, no último dia 17. Antes do vôo, eles participam de uma solenidade na Embaixada de Portugal para apresentação da programação do curso e recebimento dos vistos para a viagem.