Lançamento da “Arte da Cosinha”, no Consulado Geral de Portugal

No dia 13 de Junho, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo, em parceria com o Grêmio Literário e Recreativo Português de Belém-Pará, e a Camara Portuguesa de São Paulo, realiza o lançamento do livro “Arte de Cosinha”.

Esta é uma obra rara da autoria do cozinheiro real João da Matta, cuja primeira edição data de 1876. Contém cerca de trezentas páginas com receitas originais dos principais jantares organizados pelas Famílias Reais de Portugal e Imperial Brasileira.

O livro é uma das obras raras e icónicas que integram o acervo da histórica Biblioteca “Fran Paxeco”, na sede do Grêmio Literário e Recreativo Português de Belém do Pará, uma das mais importantes bibliotecas do Brasil, com inúmeras obras históricas de referência.

Na obra “Arte de Cozinha”, João da Matta, famoso cozinheiro real, apresenta todos os detalhes dos banquetes confecionados na época para a família real portuguesa, e as receitas completas de todos os quitutes e pratos servidos, com enorme rigor e riqueza de detalhes, desde a massa do famoso bolinho de bacalhau ao recheio do doce e saboroso pastel de Santa Clara.

A reedição agora fac-similada resulta de uma feliz e bem-sucedida parceria entre o Governo do Estado do Pará, por meio da Imprensa Oficial do Estado, e o Grêmio Literário Português da cidade de Belém do Pará, uma associação recreativa luso-brasileira com 150 anos de existência. Com esta parceria pretende-se reforçar os laços históricos que unem Brasil e Portugal com o resgate de elementos do nosso património comum.

Serviço:
Entrada Gratuita
Data – 13 de Junho de 2018
Hora – 18h00
Local – Consuldo Geral de Portugal em São Paulo: Rua Canadá, 324 – Jardim América