MARIA JOÃO, RICARDO DIAS E LUIS FERREIRINHA EM CONCERTO COM A ORQUESTRA JAZZ SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Cantora portuguesa de jazz Maria João e o os guitarristas de fado Ricardo Dias e Luis Ferreirinha tocam com a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo arranjos inéditos 

O Auditório do Ibirapuera será palco, nos dias 24 e 25 junho, de uma apresentação musical conjunta entre a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, a conhecida cantora portuguesa de jazz Maria João e os guitarristas de fado de Coimbra, Ricardo Dias e Luis Ferreirinha.

Com a interpretação de canções dos dois países, o espetáculo visa promover a união cultural e artística em um mesmo palco. A Orquestra terá regência do maestro João Maurício Galindo.

Sobre Maria João

Maria João construiu uma surpreendente e brilhante carreira, pautada pela participação nos mais conceituados festivais de jazz da Europa e do mundo. Um percurso iniciado na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e que, em poucos anos, extrapolou fronteiras, fazendo dela uma das cantoras portuguesas mais aclamadas no estrangeiro. Possuidora de um estilo único, tornou-se uma referência no difícil e competitivo campo da música improvisada. Já atuou várias vezes em palcos brasileiros.

Sobre Luis Ferrerinha

Ferreirinha Iniciou os estudos de guitarra clássica aos 12 anos e pouco tempo depois começou a ter aulas de viola de acompanhamento de fado de Coimbra.

Em 1989, frequentou o conservatório de Coimbra, onde estudou guitarra clássica e piano. Pertenceu a vários grupos de fado onde destaca Raízes de Coimbra, Romance, Grupo de fados do Orfeon Académico de Coimbra, grupo de fados dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e Grupo de fados “Acapella”. Atualmente, faz parte do projeto de música Ricardo Dias Ensemble.

Sobre Ricardo Dias

Ricardo começou ainda jovem a aprendizagem de guitarra portuguesa nas escolas do Chiado, em Coimbra, com o mestre Jorge Gomes. Dois anos mais tarde, em 1987, frequentou as escolas de música da Tuna Académica e Secção de fado da Associação Académica de Coimbra. Durante um período de três anos, pertenceu ao grupo de fados “Alma Mater. Em 2000, gravou o álbum “Quinteto de Coimbra” e, um ano mais tarde, integrou o projeto “Passos da Noite”, onde participam, entre outros, Vitorino e Inês Santos. Atualmente, também é membro do grupo de fados Coro “Alma de Coimbra”. Leciona como professor na Escola de Guitarra, Fado e Canto de Coimbra dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e na escola da Tuna Académica da Universidade de Coimbra. É autor e compositor de temas como “Balada sem destino”, “Homenagem”, “Mosaicos”, “Balada da Lagoa”, “Cântico da Tormenta” entre muitas outras criações e arranjos.

Sobre a Orquestra Jazz Sinfônica

A Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo foi criada em 1990, pela Secretaria de Estado da Cultura, com a proposta de dar tratamento sinfônico à música popular brasileira e universal. Sua formação, bastante singular, une a orquestra nos moldes eruditos a uma big band de jazz, produzindo uma sonoridade ímpar e lhe conferido protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira.

Serviço:
24 e 25 de junho (sexta e sábado) – 21h
Auditório do Ibirapuera
Parque do Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral – Moema – São Paulo

Entrada: R$ 20,00 (Inteira) e R$ 10,00 (Meia)

Venda de Ingressos:

Bilheteria do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer a partir de 10/06/2016
(sextas, sábados, das 13h00 às 22h00, domingos das 13h00 às 20h00).
Pelo www.ingressorápido.com a partir de 10/06/2016

 

Sobre o Experimenta Portugal

Para celebrar o mês de Portugal em São Paulo, a segunda edição do Experimenta Portugal, além de um torneio de golfe, contará com uma série de eventos culturais, gastronômicos e de negócios, com o objetivo de promover a integração dos dois países em diversos âmbitos.

Com o título “Brasil/Portugal – A inovação e o empreendedorismo como ferramentas de transformação”, o encontro de empresários e empreendedores, um dos mais importantes do calendário do Experimenta, acontece no dia 10 de junho, no Unibes Cultural, e contará com convidados ilustres, como João Vasconcelos, Secretário da Indústria de Portugal, Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração da BRF, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, e Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae.