10 de Junho de 2015
Todos os anos celebramos o 10 de Junho em S.Paulo de forma diferente, mas com um só espírito: reafirmando perante o Brasil e os brasileiros o orgulho do que somos enquanto Nação e História a que estão também indissociavelmente ligados.
E cada ano evocamos o que é Portugal e o que são os Portugueses pondo em evidência os factos e as razões que testemunham a nossa capacidade não apenas para lidar com os desafios exigentes dum mundo em transformação, mas do nosso consabido sentido de superação.
2015 é um ano importante para Portugal e para as comunidades portuguesas no Brasil. Depois de um difícil ciclo de ajustamento económico, a economia portuguesa está a dar gradualmente provas de recuperação, hoje internacionalmente reconhecidas, mostrando-se cada vez mais como um atraente destino para o turismo e para o investimento brasileiro.
O número de brasileiros que aspiram à nacionalidade portuguesa tem vindo a aumentar em S.Paulo, como o atesta o recorde de emissão de passaportes verificado no ano passado e as expectativas que rodeiam a recente – e feliz – decisão da Assembleia da República de estender esse direito aos netos de portugueses no Brasil.
Num país que continua a ser muito maior que as suas fronteiras geográficas, o papel dos Portugueses espalhados pelo mundo e o seu lugar de exceção na história e sociedade brasileiras deve ser entendido e devidamente considerado. O seu contributo para o esforço coletivo nacional, para a defesa do nosso legado e narrativa enquanto Nação tem sido valioso e insubstituível.
E em ano de eleições legislativas em Portugal, a relevância dos eleitores aqui inscritos não pode ser subestimada: S.Paulo é o maior colégio eleitoral português no mundo – razão acrescida para apelar a todos os que aqui residem e vivem a exercer o seu direito de voto. Quanto maior for a participação cívica destes eleitores, mais a sua voz será ouvida.
Não posso deixar de registar por outro lado a dinâmica crescente observada quer por parte das associações da comunidade, quer da Câmara Portuguesa, quer ainda da mais recente geração de profissionais altamente qualificados que enriquecem a nossa presença na capital económica e cultural do Brasil, renovando a percepção de Portugal num país que, apesar dos 500 anos de história partilhada, ganharia em conhecê-lo melhor.
Vivemos um período especialmente auspicioso de redescoberta mútua a todos os níveis e 2015 tem-se revelado rico a esse respeito, nomeadamente no número sem precedentes de iniciativas que promovem e valorizam a cultura e arte portuguesas em S.Paulo.
Nesse sentido, as comemorações do 10 de Junho deste ano vão ficar marcadas por uma aposta no diálogo com a cidade, através do Experimenta Portugal que, nos próximos dias 20 e 21, levará ao Parque Ibirapuera e a outros pontos uma programação de 24 horas com concertos, exposições, atrações literárias, seminários, degustações de vinhos e gastronomia, numa parceria inédita com a Virada Cultural paulistana, um dos maiores eventos de rua do mundo.
Quanto maior for o envolvimento dos Portugueses na afirmação da sua presença neste país que faz parte incontornável da nossa História e imaginário, mais fortes seremos enquanto Nação. E Portugal saberá reconhecer no momento certo aqueles que mais o dignificam e honram.
Desejo a todos um feliz e participativo Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, sabendo que o Consulado Geral estará sempre ao lado dos Portugueses para defender os nossos valores e cumprir o muito que podemos fazer aqui em conjunto. Para tal, poderão contar com a minha determinação. Pelo meu lado, gostaria de contar com a contribuição e empenho de todos.
Um abraço amigo do
Paulo Lourenço
Cônsul Geral em S. Paulo