Mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas por ocasião do Dia de Portugal

Mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Comemorando-se no dia 10 de Junho a relação entre Portugal e as suas Comunidades espalhadas pelo Mundo, é a estas que me quero dirigir.

As Comunidades Portuguesas têm hoje uma dimensão global: existem Portugueses em praticamente todos os países do Mundo, incluindo as localidades remotas. Essa presença, para além de conferir ao País uma dimensão muito superior à das suas fronteiras físicas, dá-nos dimensão política e cultural e tem-se traduzido num apoio essencial para a recuperação económica do País.

Estando a terminar este mandato não posso pois deixar de sublinhar e agradecer o contributo dado por todos esses portugueses da Diáspora para a divulgação da imagem do País, para a promoção dos produtos portugueses, para o sector do turismo, para o equilíbrio financeiro e sobretudo para a afirmação de um Portugal mais moderno e plenamente inserido na comunidade internacional.

Durante estes quatro anos empenhámo-nos em promover uma maior proximidade entre Portugal e as suas mais diversas Comunidades. Ao cabo de diversas iniciativas realizadas quer em Portugal quer no estrangeiro, é com gosto que verificamos que surgiram neste período muitos novos protagonistas nas áreas política, empresarial, cultural e associativa que, conjuntamente com os mais antigos, se traduzem hoje num extraordinário ativo para a nossa política externa. Neste plano, gostaria também de destacar o contributo das mulheres da nossa Diáspora, cujos níveis de envolvimento social, político e associativo têm aumentado, com enorme benefício para todos.

Desejo e espero que os próximos tempos sejam de continuação clara e pronunciada do rumo de recuperação do País, da sua credibilização nas mais diversas instâncias internacionais, de crescimento económico e de um crescente envolvimento das nossas Comunidades na vida nacional.

Para tal será necessário uma grande mobilização de todos, a começar pelas nossas Embaixadas e Consulados e pelas organizações comunitárias, mas sem esquecer aqueles que, de alguma forma, ajudam a manter presente o nome de Portugal no estrangeiro.

Os atos eleitorais para o Presidente da República, Assembleia da República e Conselho das Comunidades Portuguesas, que se realizarão nos próximos meses, serão momentos muito importantes para a mobilização destas nossas Comunidades, para o incentivo à sua participação cívica e para a discussão das suas problemáticas mais significativas.

A terminar, não posso deixar de manifestar um particular júbilo por, finalmente e após muitos anos de luta, ter sido aprovada a alteração à Lei da Nacionalidade que permite estender a nacionalidade portuguesa originária aos netos de portugueses nascidos no estrangeiro. Trata-se de uma alteração legislativa de enorme alcance, que faz justiça a muitos milhares de pessoas que se sentem tão portugueses como todos os que vivem no nosso País, mas que, por razões meramente formais, se têm visto impedidos de aceder à nacionalidade portuguesa.

Comemoremos assim em festa mais este Dia de Portugal, assumindo orgulhosamente a nossa condição de Portugueses e de falantes da maravilhosa Língua de Camões, na certeza de que seremos tanto mais fortes quanto mais nos conseguirmos unir em torno dos superiores interesses do País.

Lisboa, 1 de Junho de 2015

José Cesário

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas