MIRADA recebe António Fonseca e seu “Os Lusíadas em Viagem”

“OS LUSÍADAS EM VIAGEM” no MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos 2014 (Brasil)

O projeto português do ator António Fonseca, “Os Lusíadas em Viagem”, vai integrar a programação do próximo MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, no Brasil, que decorrerá de 4 a 13 de Setembro. “Os Lusíadas em Viagem”, produzido pela Sul – Associação Cultural e Artística, surge na continuação e desenvolvimento do projeto do ator que, em 2008, decidiu decorar integralmente o texto de Camões e, em 2012, estreou, na Capital Europeia da Cultura, em Guimarães, o espetáculo ‘Os Lusíadas’, dizendo o poema do primeiro ao último Canto.

Depois de várias apresentações em Portugal, o projeto faz agora a sua primeira itinerância internacional com uma residência que se estenderá ao longo de duas semanas no festival brasileiro.

A participação no MIRADA inclui a apresentação do espetáculo integral ‘Falação d’Os Lusíadas’ e a realização de uma oficina formativa e de criação que pretende aproximar o público brasileiro à obra de Camões e, também, preparar um coro que integrará o espetáculo, acompanhando António Fonseca em palco para dizer o Canto X.

No âmbito desta oficina, coordenada pelo ator António Fonseca e pelo dramaturgo Jorge Louraço, e já iniciada no dia 25 de Agosto, será, ainda, exibido o filme documentário “8816 versos” de Sofia Marques, que registou a aventura do ator ao

longo de mais de um ano até à estreia do projeto em Guimarães em 2012. A falação d’Os Lusíadas é normalmente apresentada num só dia, de manhã à noite, numa sala de teatro. Cada uma das dez partes em que se divide o poema de Camões dura 50 minutos, aproximadamente. António Fonseca diz Os Lusíadas a solo durante nove Cantos, mas no último Canto tem tido a companhia de 50 a 100 pessoas da cidade onde se apresenta.

Para o MIRADA, a falação foi adaptada ao espaço do Centro Cultural Português de Santos, um edifício neo-manuelino construído no final do séc. XIX. Os dez Cantos serão falados no Salão Camoniano do Centro, ao longo de três dias:

5 de Setembro: Cantos I, II, III e IV;

6 de Setembro: Cantos V, VI e VII;

7 de Setembro: Cantos VIII, IX e X.

Sul – Associação Cultural e Artística

Rua Almirante Barroso, 13 – 1o Dto. 1000-012 Lisboa Telef. e Fax: 21.353.00.80 /

Telem.: 91.994.67.52 [email protected]