O Futuro será uma réplica

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo convida para a abertura, no dia 07 de setembro, às 15h30, da exposição: “O futuro será uma réplica” com os artistas portugueses Carla Filipe, Gabriel Abrantes, Grada Kilomba, Lourdes Castro e Priscila Fernandes, selecionados para participar da 32ª Bienal de São Paulo pela equipe curatorial da edição deste ano da grande mostra brasileira.  O evento contará com a presença do Ministro da Cultura, Luis Castro Mendes.

Na mesma tarde, no Consulado, será apresentado ao público o MAAT – Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia da Fundação EDP de Lisboa, por Miguel Coutinho, diretor geral da instituição. A exposição proposta pelo Consulado tem curadoria de Isabella Lenzi e fica em cartaz até dia 11 de dezembro, na rua Canadá, 324, Jardim Europa.

A entrada é gratuita.

“O futuro será uma réplica” traz livros de artista de Lourdes Castro, uma das artistas vivas mais importantes de Portugal. Na tarde de abertura, no dia 07/09, Priscila Fernandes apresenta a performance inédita “Jardim da Gozolândia” e Carla Filipe lança seu livro de artista “Imagens sangradas”.

A programação segue com as exibições da vídeo-performance “Plantation Memories, Staged Reading”, de Grada Kilomba, que aborda aspectos do racismo cotidiano, e de filmes de Gabriel Abrantes, com temas focados na transformação que a globalização impõe sobre a política, economia e cultura em países em desenvolvimento como Angola, Haiti, Sri Lanka e Brasil.

 

Roteiro da programação completa do dia 07 de setembro:

*15h30 Abertura da exposição de livros de artista de Lourdes Castro

*16h00 Apresentação do MAAT – Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia da Fundação EDP, por Miguel Coutinho, diretor geral da instituição

*16h30 Performance “Jardim da Gozolândia” (2016), de Priscila Fernandes

*17h30 Lançamento do livro de artista “Imagens sangradas” (2016), de Carla Filipe

*18h30 Exibição de “Plantation Memories. Staged Reading” (2014-2015), de Grada Kilomba

*19h00 Exibição da 1ª sessão de filmes de Gabriel Abrantes

 

Patrocinador principal: EDP (Energias de Portugal)

Apoio: Camões – Instituto da Cooperação e da Língua; MDS e TAP – Portugal

Parceiros Institucionais: DGArtes; Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian e MAAT – Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia da Fundação EDP