São Paulo é uma das grandes metrópoles do mundo, com rápido crescimento e pouca consciência sobre a necessidade de espaços sociais jardinados. Por isso, precisamos de verde, de oxigênio, de lugares onde as pessoas se encontram e debatem o futuro da cidade. Precisamos tornar a rua menos perigosas!
GREEN SP surgiu a partir do diálogo entre jovens moradores da região da Lapa, com o objetivo de pensar em soluções para espaços públicos carentes na cidade. O projeto desenvolveu-se como uma plataforma de debate social sobre o espaço público, a nossa relação e responsabilização com o ambiente coletivo. De que maneira podemos contribuir para uma cidade melhor? Mais ecológica? Mais verde?
Para além de estimularmos e convidarmos a agir de forma positiva na sociedade, também compreendemos a dificuldade de um governo com muitas carências e colaboramos, ao invés de criticar gratuitamente. Como podemos nos responsabilizar por um lugar que é nosso, que nós usamos todos os dias?
O nosso coletivo visa tornar o bairro mais próximo das pessoas, educando através do diálogo e da responsabilização coletiva sobre o espaço público. Acreditamos na importância da pró-atividade e usamos a jardinagem como ferramenta de intervenção social.
Nosso primeiro local de intervenção foi a Praça Cornélia no início de Novembro de 2014, onde reunimos um grupo de trinta pessoas para plantar os quatros canteiros centrais. Foram plantadas cento e cinquenta plantas de trinta espécies diferentes, compradas por nós no mercado CEASA, recicladas de cemitérios públicos, doadas pela ONG Flor Gentil, pela Horta Comunitária City Lapa, por amigos e moradores da região.
O jardim foi acolhido com muito entusiasmo pelos moradores, tendo até já recebido intervenções pela subprefeitura da Lapa, com quem estamos em contato. Após esta primeira intervenção, outras pequenas sessões de manutenção foram organizadas com novos voluntários, pensando na preservação do nosso trabalho na praça Cornélia.
Em Janeiro de 2015, no aniversário de São Paulo, realizamos outra grande intervenção na Praça Jesuíno Bandeira, com o objetivo de limpar, replantar, reorganizar e debater melhorias para o lugar. Nesta ultima inciativa tentamos dinamizar o espaço, oferecendo uma aula aberta de yoga.
A nossa comunidade virtual já tem cerca de 1.200 seguidores e contamos com um grupo de cerca de 50 participantes regulares. Os lugares para futuras intervenções são escolhidos de acordo com questões logísticas, que incluem transporte e manutenção.
No processo, até a autossustentabilidade desejada, vamos criando parcerias informais com a subprefeitura e com a comunidade, de forma a recolher doações, sugestões, e criar um diálogo contemporâneo, consistente e honesto.
Somos um grupo sem caráter institucional ou burocrático. De momento estamos desenvolvendo o projeto SEMEANDO PRAÇAS AUTOSSUSTENTÁVEIS. Um projeto educacional, com várias oficinas gratuitas para a comunidade, que visa a sensibilização da população para a manutenção e preservação do espaço público. Procuramos parceiros e possíveis patrocinadores para a implantação deste projeto em São Paulo.
Acreditamos nesta proposta pedagógica inovadora e no seu impacto para uma sensibilização ambiental eficaz, numa cidade mais verde e consciente.
Além desse projeto, estamos desenvolvendo outra parceria com a arquiteta Daniela Laloum da floricultura Fulô. Uma proposta de baixo custo que visa o plantio de árvores frutíferas e ervas aromáticas em vaso, na cobertura dos prédios de São Paulo, com o objetivo de reduzir a poluição, melhorar condições ambientais e estimular prédios autossustentáveis.
Os nossos seguidores podem manter-se informados através da nossa página do Facebook e do Instagram, onde realizamos contatos, e recebemos sugestões, parcerias e doações.
https://www.facebook.com/pages/GREEN-SP/859551690745923!
@GREEN_SP!
Tomás Tojo – Fundador
Carolina Belo Matias – Co-Fundadora