Serviço melhorou atendimento de cidadãos que moram longe de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo completa 3 anos de Permanências Consulares. Inauguradas em 10 de Setembro de 2012 na cidade de Araraquara, a nova modalidade de assistência consular itinerante faz hoje parte da vida da comunidade portuguesa e luso-brasileira nos Estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
O projeto visa atender portugueses e descendentes que vivem e trabalham nas regiões mais distantes da capital de São Paulo, onde fica a sede do Consulado, diminuindo distâncias e os custos de viagem.
A Permanência Consular, uma espécie de Consulado móvel, poderá efetuar todos os serviços consulares como Cartão do Cidadão, Passaporte, Recenseamento Eleitoral e Registro Civil, entre outros. Isso é possível graças a um computador de tecnologia portuguesa chamado “Pepmóvel”, que permite a um funcionário credenciado captar imagem, assinatura e impressão digital na hora, como se estivesse nas instalações do Consulado. Indiretamente, as permanências consulares têm permitido fazer uma reaproximação aos portugueses e luso-brasileiros da região, bem como proporcionar oportunidades de contato entre pessoas, instituições e empresários dos dois países.
O novo regime de permanências tem vindo a ser alargado a um número crescente de postos da rede consular portuguesa em todo o mundo, dando assim resposta, com reconhecido sucesso, às necessidades de uma comunidade portuguesa cada vez mais móvel e diversificada.
Os atendimentos são realizados nos consulados honorários, associações portuguesas, beneficências portuguesas ou associações locais, dependendo da cidade em questão, através de agendamento prévio no site do Consulado Geral.
Dentro da jurisdição do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, que inclui o Estado de Mato Grosso do Sul, as Permanências Consulares já passaram por cidades como Sorocaba, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araraquara, Taubaté, Campinas e Campo Grande.
Desde o seu início, já foram realizadas 66 Permanências Consulares, atendidos 2200 utentes e executados mais de 13.500 atos consulares.