“Por Ares Nunca Dantes Navegados”, Grupo Senza, Luísa Lacerda e Quarteto Geral

O projeto “Por Ares Nunca Dantes Navegados” visa o resgate histórico de uma das maiores epopeias dos ares, realizada pelos heróis portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral: a “Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul”, a bordo do Lusitânia, um hidroavião monomotor. Importante destacar que Gago e Sacadura foram os criadores do “sextante com horizonte artificial”, não sujeito a referências fixas, e de um corretor de rumos, instrumentos que pela primeira vez possibilitaram a navegação aérea de precisão, completamente guiada por instrumentos.

Com sua ousadia, esses dois aventureiros do ar foram de fundamental importância no desenvolvimento da aviação mundial. O projeto propõe ações e discussões, com ênfase nos aspectos do desenvolvimento aeronáutico e tecnológico, científicos e de inovação, e da busca por alternativas sustentáveis, além do mesmo espírito que move todos os aventureiros do ar.

A partir de agora, e até 2022, ano do centenário da Travessia, o projeto vai promover uma grande variedade de eventos de natureza cultural, artística, histórica e científica – a serem realizados em São Paulo e em cidades brasileiras que fizeram parte da rota da viagem – Recife, Salvador, Vitória, Rio de Janeiro – e também no Exterior, em países que participaram do sucesso da Travessia – Portugal, França, Inglaterra, Espanha, Cabo Verde.

Neste momento já estão em preparação duas grandes exposições, capitaneadas por Guto Lacaz, designer amante da aviação. Uma, de natureza histórica, científica e cultural, vai apresentar um panorama do desenvolvimento da aviação ao longo dos últimos cem anos. Outra, com o título “Ases – Elas Voam!”, vai mostrar a presença das mulheres na aviação.

SHORT TALKS – O lançamento oficial do projeto “Por Ares Nunca Dantes Navegados” acontece na segunda-feira 18 de Junho, tendo como palco o Unibes Cultural.

O evento é integrado ao “Experimenta Portugal” , circuito cultural luso-brasileiro do Consulado Geral de Portugal em São Paulo. O evento terá, às 18 horas, no Auditório do Unibes Cultural, as short talks “Os Inovantes dos Ares: do Sextante ao GPS”, mesa de debates em que se homenageará a memória dos heróis portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral e do brasileiro Alberto Santos Dumont, o pai da aviação, e se discutirá o desenvolvimento tecnológico aeronáutico, com percepções de tecnologias futuras.

Na ocasião será prestada homenagem a Ozires Silva, celebrando a vida do engenheiro aeronáutico que fundou a Embraer e sempre esteve dedicado à causa da aviação brasileira.

A abertura das short talks estará a cargo de Paulo Lopes Lourenço, Cônsul Geral de Portugal em São Paulo. Em seguida haverá uma breve apresentação do projeto “Por Ares Nunca Dantes Navegados”, por Rita Figueiredo França, sua idealizadora. Na sequência, farão suas apresentações os participantes convidados, todos eles especialistas em questões aeronáuticas: Ricardo Magalhães, Cláudio Lucchesi, Thaís Marçon e Ozires Silva, Thaís Marçon, e Cláudio Lucchesi.

Ozires Silva, engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, é, pode-se dizer, um brasileiro que nasceu com asas. Foi co-fundador e presidente da Embraer. Por sua inestimável contribuição ao desenvolvimento da aviação brasileira, será especialmente homenageado pelo projeto “Por Ares Nunca Dantes Navegados”.

Thaís Marçon, historiadora, é coordenadora de Cultura e Memória do Instituto Embraer e assessora institucional da Embraer. Nos últimos anos tem conduzido várias ações de preservação e divulgação da cultura aeronáutica brasileira.

Ricardo Magalhães é entusiasta e estudioso da “Primeira Travessia Área do Atlântico Sul” e de assuntos ligados à aviação. É vice-presidente do Instituto Alberto Santos Dumont e membro da Associação da Força Aérea Portuguesa.

Cláudio Lucchesi é jornalista e pesquisador da aviação. Criador da revista ASAS, é autor de diversos livros e publisher de obras históricas da aviação mundial.

Rita Figueiredo França é cantora e produtora. Como fomentadora e ativista do meio ambiente e da cultura brasileira, idealizou e realizou o projeto Pantanal Alerta Brasil, movimento que envolveu importantes artistas, cientistas e personalidades do Brasil, Estados Unidos e Israel. Na época, sobrevoou o pantanal mato-grossense durante 100 horas, em helicópteros, com apoio do Ministério da Aeronáutica. Com o projeto “Por Ares Nunca Dantes Navegados” dá continuidade à sua trajetória, ao seu talento de unir lindas pessoas e histórias, de juntar corações e mentes com o mesmo propósito.

Após as short talks , o evento terá, às 20 horas, no Teatro do Unibes Cultural, um concerto musical reunindo o grupo português Senza, que pela primeira vez se apresenta no Brasil, e os músicos brasileiros Luísa Lacerda & Quarteto Geral.

Serviço:

O Unibes Cultural fica na Rua Oscar Freire 2500 (estação Sumaré do Metrô / Linha 2, Verde),

tel. (11) 3065-4333.

Entrada franca. Retirada de ingressos na bilheteria ou em www.sympla.com.br.

“Por Ares Nunca Dantes Navegados”  (Entrada: Gratuita)
Quando: 18 de junho (sexta-feira), às 18h00.
Onde: Unibes Cultural  –  Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP

Concerto do grupo SENZA, com abertura por Luísa Lacerda e Quarteto Geral . (Entrada: Gratuita)
Quando: 18 de junho (sexta-feira), às 20h00.
Onde: Unibes Cultural  –  Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Matias José Ribeiro
Gabinete de Comunicação
(11) 98102-9870

Para maiores informações, acesse aqui.:

SENZA

Formado por Catarina Duarte e Nuno Caldeira, os Senza são uma banda portuguesa que se norteia pelas sonoridades dos países lusófonos – uma música do mundo em Português, a que chamam de fusão-lusófona.

Segundo eles, “a presença de influências musicais de Portugal, Brasil, Cabo Verde e outros países de língua oficial portuguesa faz dos Senza um produto unificador da lusofonia, com potencial para divulgação da língua e cultura portuguesa a estrangeiros.”

O nome Senza tem origem num dos instrumentos usados no álbum de estreia, um idiofone de origem africana, também denominado de kisanji.

Em “Praia da Independência”, álbum lançado no início de 2016, os Senza contam histórias inspiradas nos três meses em que viajaram por China, Vietname, Camboja e Tailândia, em 2015. Um segundo álbum, “Antes da Monção”, foi lançado no início de 2018. Este traz composições baseadas na viagem que o duo fez recentemente à Índia.

Nuno Caldeira e Catarina Duarte estudaram na Universidade de Aveiro – ele, Novas Tecnologias da Comunicação; ela, Matemática.

O Grupo Senza https://www.facebook.com/senzamusic

LUÍSA LACERDA & QUARTETO GERAL

Luísa Lacerda é cantora e violonista formada pela Escola de Música da UFRJ. Teve aulas de violão clássico com Paulo Pedrassoli, Cyro Delvizio, Vicente Paschoal e de violão popular com Luiz Cláudio Ramos. Frequentou as aulas de canto de Amélia Rabello na Escola Portátil de Música e na Casa do Choro.

Em 2016 fez diversas apresentações solo (voz-violão), trazendo canções de novos compositores do cenário carioca e de compositores consagrados. Atualmente, prepara-se para gravar seu primeiro disco com músicas de Miguel Rabello arranjadas por Cristóvão Bastos.

O Quarteto Geral é integrado por Lucas Videla, percussão, Tomaz Retz, flauta, Lucas Gralato, violão, e Daniel Ganc, violão e viola caipira. O grupo vem se dedicando a resgatar a obra do Quarteto Novo, formação antológica da música instrumental brasileira do final dos anos 60, explorando a rica sonoridade nordestina de forma sofisticada. Oriundos de diferentes meios musicais, os músicos do Quarteto Geral recriam com uma visão contemporânea os arranjos do Quarteto Novo além de incluir outras composições inspiradas nessa linguagem.

 

 

Com short talks e show gratuitos, projeto Por Ares Nunca Dantes Navegados é lançado

Necessário cadastro no Sympla.