Portugal e São Paulo assinam acordo para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa

No passado dia 11 de Junho, no Consulado Geral de São Paulo, teve lugar a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Instituto Camões, representado pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, o Governo do Estado de São Paulo, representado pelo Secretário de Estado da Cultura, José Luiz Penna, e a Fundação Roberto Marinho, representada por seu secretário geral, Hugo Barreto.

A parceria reúne apoio técnico para a recuperação, divulgação, intercâmbio de informações, agendas e exposições conjuntas, com vista à reabertura do Museu, um espaço de celebração e valorização da língua portuguesa, matriz comum de Portugal e do Brasil. Trata-se de mais um apoio de destaque por parte de Portugal, depois da EDP Brasil se ter tornado um dos maiores patrocinadores da reconstrução do Museu.

Na ocasião, marcaram presença o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-ministro, António Costa, o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o Ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, e o Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, bem como diversos deputados portugueses e várias autoridades portuguesas ligadas à arte e cultura. O Primeiro-ministro aproveitou o momento para lembrar que a reconstrução do Museu é um projeto que interessa a todos os membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), e que o Estado português está totalmente aberto à cooperação que for necessária para cumprir esse objetivo.