Portugal tem um novo Presidente da República

Em Portugal, as eleições para Presidente da República, realizadas em 24 de Janeiro, não trouxeram surpresas.

O candidato do PSD Marcelo Rebelo de Sousa, que liderou com folga todas as pesquisas, venceu o pleito com 52% dos votos válidos e evitou o segundo turno.

No Consulado Geral de Portugal em São Paulo, cuja jurisdição abrange os estados de São Paulo (incluindo Santos) e Mato Grosso do Sul, as eleições ocorreram nos dias 23 e 24 de Janeiro.

O maior colégio eleitoral fora de Portugal deu ao social-democrata uma vitória ainda mais ampla: 67,54% dos votos.

O Presidente da República transmitiu também uma mensagem a todos os portugueses, a qual transcrevemos abaixo:

 

Portuguesas e Portugueses,

Quero começar por agradecer a todos aqueles que, seja em quem for que tenham depositado o seu voto, participaram deste acto eleitoral. O voto é a expressão da democracia.

Agradeço a confiança que o povo de Portugal depositou em mim ao votar para me eleger Presidente da República. O povo é quem mais ordena, e desta vez o povo ordenou e acreditou na abertura de um ciclo de renovação da esperança e de proximidade.

Ciclo esse que é da maior importância, ao prepararmos o país para a saída da crise. Como afirmei ontem na minha intervenção na Faculdade de Direito de Lisboa, as minhas prioridades serão restabelecer equilíbrios sociais, fazer pontes para unir um país fragmentado, sarar as feridas causadas pelos tempos difíceis que atravessámos, e melhorar a qualidade de vida dos mais desfavorecidos.

Todas as portuguesas e todos os portugueses contam, e contarão sempre, com o meu afeto. Afeto para os ouvir, para os entender, para os ajudar a encontrar soluções. Estou e estarei sempre próximo de todos vós, pois, como afirmei ao longo da minha campanha, exercerei uma presidência de proximidade e de afeto. Proximidade não apenas geográfica, mas espiritual.

Agradeço mais uma vez o apoio de todas e de todos. Darei tudo, darei o meu melhor por Portugal. Portugal merece o meu melhor, e o melhor de todos nós.

Um abraço amigo,

Marcelo Rebelo de Sousa