Prêmio EDP Inovação 2020 distingue soluções brasileiras

Prêmio EDP Inovação 2020 distingue projetos brasileiros para o setor energético Realizou-se no Consulado Geral, na sexta feira dia 30, a final do Prémio EDP Inovação 2020, que visa distinguir propostas alternativas no Brasil dentro do conceito de “cidades inteligentes”: smart grid, mobilidade elétrica, eficiência energética e energias renováveis.

Na sua sexta edição, o Prêmio teve como alvo preferencial os projetos de estudantes (universitários, mestrandos e doutorandos), empreendedores e pesquisadores, atribuindo aos vencedores um prémio em dinheiro, acesso a “mentoring” e visibilidade. O primeiro classificado tem ainda direito a uma viagem paga a Syllicon Valley. Trata-se de um apoio que é fornecido a empreendedores numa fase anterior à formação de uma empresa, ajudando no seu período pré-íncubatório. O júri foi composto por executivos da empresa, parceiros e investidores.

Os três primeiros finalistas foram os seguintes:

1º Lugar – EVA Cleaning Water – fornecer um novo meio de tratamento da água servida residencial. É um equipamento que limpa a água que é usada em casa (água cinzenta) ou água salinizada, por meio da evaporação e condensação, possibilitando novos usos. Com design inovador, é feito de materiais reciclados, capaz de otimizar sua capacidadede absorção de calor solar, acelerando o processo de evaporação e filtragem da água.

2º Lugar – DEV Energy Meter – É um sistema de medição de energia elétrica (de tipo Re:dy, aplicativo desenvolvido pela EDP e instalado neste Posto) composto por medidores sem fio instalados nos painéis de disjuntores, capazes de medir simultaneamente várias fases do circuito elétrico num só único equipamento. A solução já foi testada e está pronta para ser usada.

3º Lugar – i9Híbrido – O i9Hibrido é uma tecnologia de comunicação de dados que explora tanto o ar (wireless) como os cabos de energia elétrica, a partir de um único e inédito protocolo (um único chip). Essa tecnologia é 100% compatível com os padrões existentes.

http://goo.gl/3rGpIZ

http://www.edp.com.br/imprensa/noticias/Paginas/2015/02/EDP-divulga-os-vencedores-do-Pr%C3%AAmio-Inova%C3%A7%C3%A3o-2020.aspx

A escolha do Consulado Geral de Portugal em São Paulo para a fase final da premiação deve-se ao fato desse posto consular estar comprometido, através do Projeto Consulado Verde, com objetivos de inovação, eficiência energética, mobilidade elétrica e sustentabilidade, em parceria com empresas do setor.