Candidaturas Prêmio União Europeia para projeto de Direitos Humanos

Você é uma Organização da Sociedade Civil (OCS) brasileira engajada na promoção e proteção dos direitos humanos? Você tem um projeto em andamento que contribui para a causa do direitos humanos no Brasil? Você tem uma voz ativa na conscientização dos direitos humanos? Se assim for, está convidado a participar da primeira edição do “Prêmio Direitos Humanos da União Europeia”, lançado nesta terça-feira, dia 2 de Outubro.

Com esta iniciativa, a União Europeia no Brasil  procura  reconhecer, incentivar e dar visibilidade a um projeto em andamento realizado por uma OSC brasileira que atue no espirito da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Com este prêmio, a União Europeia e os seus Estados Membros realçam o compromisso e o empenho pelo pleno respeito pelos direitos humanos.

O prêmio consiste em uma viagem temática à União Europeia durante a qual um representante da OSC vencedora se reunirá com funcionários públicos e contrapartes da sociedade civil europeia que realizam atividades relacionadas ao campo dos direitos humanos onde a OSC vencedora atue.

Esta premiação insere-se nas comemorações do 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A União Europeia está empenhada em defender uma política em prol da democracia e dos direitos humanos assente nos seus princípios fundadores da liberdade, da democracia, do respeito pelos direitos humanos, pelas liberdades fundamentais e pelo Estado de Direito. As questões dos direitos humanos estão integradas em todas as políticas e programas da UE. O Brasil é um parceiro estratégico da UE neste campo de ação. Diálogos a níveis Ministeriais ocorrem anualmente, procurando promover entendimentos mútuos aos mais alto nível.

A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada em Brasília, no início de Dezembro. O júri é composto pelo Embaixador da União Europeia no Brasil, pelo Representantes das Nações Unidas no Brasil e pelos Embaixadores dos Estados Membros da União Europeia no Brasil. As candidaturas devem ser apresentadas por email até ao dia 4 de Novembro.

Em anexo encontra informação sobre a nota conceitual dos Prêmios de Direitos Humanos da União Europeia; o seu regulamento; o formulário de candidatura e a carta de motivação.

Mais informações em:

https://eeas.europa.eu/delegations/brazil_pt

https://www.facebook.com/delegacaouebrasil/

#EU4HumanRights

Aguardamos a sua candidatura. Participe!